Farid Afif reitera pedidos de campanha para limpeza de terrenos e instalação de ecopontos

O vereador Farid Afif apresentou na sessão ordinária de 5 de outubro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, três indicações em que solicita vários benefícios para a população.

Numa indicação encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo, com cópia ao secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Dario Honório, e ainda ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso, o parlamentar reiterou pedido feito anteriormente por meio da indicação n° 580/2018, em que solicitou que seja feito a campanha ‘Lotes limpos’, no sentido de conscientizar os proprietários de terrenos baldios, para que mantenham os seus lotes limpos, sem acúmulo de lixo, entulho, matagal, evitando dessa forma a proliferação do mosquito da dengue, insetos e animais peçonhentos, causadores dos mais diversos tipos de doenças.

Farid explicou que o objetivo principal “é atender o anseio da população que não suporta mais ter as suas residências invadidas por animais peçonhentos, fumaça tóxica de queimadas indevidas, fuligens decorrentes dessas queimadas, tudo motivado pelo abandono dos proprietários por seus lotes de terrenos localizados nos mais diversos pontos da nossa cidade”.

Ele acrescentou que “a indicação para que a Campanha ‘Lotes Limpos’ seja realizada no nosso município, tem como um dos principais objetivos, conscientizar os proprietários de terrenos baldios, para que mantenham os seus lotes limpos, sem acúmulo de lixo, entulho, matagal, evitando, dessa forma, a proliferação de insetos e animais peçonhentos, causadores dos mais diversos tipos de doenças, principalmente a dengue. Dessa forma, os proprietários de terrenos baldios que aderirem espontaneamente à Campanha “Lotes Limpos”, além de estarem colaborando para com um meio ambiente sadio, em prol dele próprio e da população, também estará evitando que a Gestão Municipal aplique medidas severas aos mesmos, considerando o lote sujo como uma infração, sujeitando o proprietário a receber notificações e multa”.

O parlamentar entende que, “neste sentido, a administração pública estará oportunizando aos proprietários de lotes baldios, que executem e mantenham a limpeza desses lotes, sem se sujeitarem ao pagamento das multas e demais medidas Administrativas e Judiciais cabíveis, resultando num município com o meio ambiente mais saudável, limpo, bonito aos olhos de todos, e, em especial, livre de doenças oportunistas causadas pelos animais peçonhentos e fumaças tóxicas”.

Ecopontos

Farid Afif também apresentou indicação reiterando pedido feito anteriormente por meio da indicação n° 750/2018, na qual foi solicitada que seja feita a implantação de Ecopontos, para coleta de resíduos da construção civil e descarte correto do lixo verde.

“Esta solicitação tem como objetivo disponibilizar pontos adequados para destinação final dos restos de materiais de construção que sobram das obras, pois muitas vezes as pessoas não sabem como fazer o descarte correto e acabam jogando em terrenos baldios. Os Ecopontos poderão receber sobras da construção civil, das podas das árvores, gramados e das limpezas feitas nos lotes e terrenos particulares que os moradores realizam e até mesmo da própria Secretaria de Obras, quando fizerem a limpezas das praças e canteiros centrais”.

O vereador ainda argumentou que “a ideia é que o Município crie, pelo menos, quatro Ecopontos regionalizados, com gerenciamento e responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e do Meio Ambiente. Oferecendo à população locais adequados para o depósito de resíduos, evitando, assim, a degradação e a poluição do meio ambiente, evitando queimadas e a proliferação do mosquito da dengue entre outros. Desta forma, esperamos ser atendidos na solicitação ora apresentada”, disse, na indicação encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho e ao secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e meio Ambiente, Dário Honório.

Asfalto

O vereador Farid Afif ainda apresentou indicação reiterando pedido feito anteriormente por meio da indicação n° 125/2021, onde foi solicitado com urgência que seja feita a pavimentação asfáltica, na rua Pedro Alvares Cabral que interliga os bairros Gui Vilela, Vila Maísa, Jardim Ivone e Kamel Saad.

“A pavimentação é de suma importância para os moradores que residem onde ainda não há o tão sonhado asfalto, valorizando seus imóveis, dando mais qualidade de vida, melhor trafegabilidade aos veículos e pedestres, uma vez que, ameniza os transtornos causados pela ação do tempo, tanto período chuvoso quanto nos períodos de seca, principalmente nesta importante via que interliga diversos bairros de nossa cidade”, declarou o parlamentar.

Pax Primavera
Veja também

Ao continuar navegando nesse site, você concorda com o uso de cookies. Estou ciente Saiba mais