O Vereador Gabriel apresentou na sessão ordinária de 5 de agosto, na Câmara Municipal de Ponta Porã, uma indicação em que solicita um estudo de viabilidade de faixa elevada e ou outro recurso de trânsito adequado de segurança viária, na avenida Belmiro de Albuquerque, em frente ao novo supermercado Sol.
Segundo ele, “a referida avenida é uma das mais movimentadas da região, com grande fluxo de veículos, inclusive de carga pesada, e ganhará mais intensidade com a abertura do novo Supermercado Sol, que atrai um elevado número de pedestres atravessando a via naquele trecho. A ausência de um recurso seguro para travessia coloca em risco a integridade física de pedestres, especialmente idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, que utilizará o supermercado diariamente”.
O parlamentar acrescentou que, “diante disto, um estudo técnico poderá identificar a solução mais eficaz para reduzir os riscos de acidentes, seja por meio da implantação de faixa elevada, semáforo para pedestres, redutores de velocidade ou outra medida adequada. Diante das razões expostas, reiteramos a necessidade da medida, certos de que a Administração Municipal, sensível aos anseios da população, adotará as providências cabíveis em benefício da população com a brevidade possível”.
ILUMINAÇÃO NA COOPHAFRONTEIRA
O Vereador Gabriel Arce apresentou indicação solicitando que sejam instalados postes e iluminação pública na rua Planaltina e na rua (sem nome) localizada entre as ruas Carandá e Carvalho no bairro Coopha Fronteira.
Segundo ele, “a solicitação visa atender aos moradores dessas vias, que atualmente enfrentam a ausência de iluminação pública adequada, o que compromete a segurança dos pedestres, motoristas e moradores no período noturno. A melhoria da iluminação contribuirá para a prevenção de acidentes, inibirá ações ilícitas, evitando assim criar um ambiente propício para a ocorrência de furtos, assaltos e atos de vandalismo, além de aumentar o risco de acidentes, já que pedestres e motoristas têm sua visibilidade comprometida”.
Gabriel Arce argumentou ainda que “o bairro Coopha Fronteira vem se desenvolvendo e ganhando novas ruas, residências e comércios, o que torna ainda mais urgente a implementação dessa infraestrutura básica para acompanhar o crescimento da
comunidade e garantir condições mínimas de mobilidade urbana e segurança pública e proporcionará mais tranquilidade à população. Ademais, a iluminação pública é um direito fundamental dos cidadãos, previsto como serviço essencial para a promoção da qualidade de vida nas cidades. Investir na iluminação dessas vias é investir no bem-estar da população, na valorização dos imóveis da região e no fortalecimento do sentimento de pertencimento e cidadania dos moradores”.
Ele finalizou afirmando que “diante das razões expostas, reiteramos a necessidade da medida, certos de que a Administração Municipal, sensível aos anseios da população, adotará as providências cabíveis em benefício da população com a brevidade possível”.
