Em sessão realizada no final da tarde desta segunda-feira, dia 15, conforme prevê Regimento Interno, os vereadores elegeram a Mesa Diretora para o ano de 2026, o segundo da atual legislatura.
O vereador Jelson Bernabé, do Republicanos, foi eleito para presidir o Poder Legislativo por unanimidade de seus pares, bem como todos os demais futuros integrantes da Mesa para o próximo ano.
A composição ficou assim definida: Presidente: vereador Jelson Bernabé (Republicanos); (1º vice-presidente): vereador Carlos Bordão (PSDB); 2º vice-presidente: vereador José Menino Júnior (PSDB); 1º secretário: vereador Edinho Quintana (PT); 2ª secretária: Natália Velasques.
Com o plenário lotado, os dezessete vereadores elegeram o vereador Jelson Bernabé (Republicanos) como presidente da Câmara para o ano de 2026. Ele recebeu o voto unânime dos parlamentares municipais.
O prefeito Eduardo Campos marcou presença na sessão de escolha da nova Mesa Diretora, que toma posse no dia 1º de janeiro de 2026.
Em sua fala, o vereador Agnaldo Pereira Lima agradeceu o apoio de todo o conjunto da Câmara, enaltecendo o empenho de todos os vereadores para o bom desempenho do Legislativo durante o ano.
Agnaldo Pereira Lima disse que nos mais de 700 dias que exerceu a presidência de forma consecutiva, nos anos de 2024 e 2025, os avanços foram atingidos em todas as áreas sempre contando com o apoio dos parlamentares.
O prefeito Eduardo Campos enalteceu o espírito participativo e de união da Câmara Municipal de Ponta Porã, sempre apoiando as iniciativas propostas pelo Poder Executivo visando o pleno desenvolvimento do município. Disse que a gestão pública requer responsabilidade, maturidade e coerência de seus membros, e a atual Câmara de Vereadores tem exercido papel fundamental para o crescimento de Ponta Porã.
O prefeito enalteceu o desempenho da presidência pelo vereador Agnaldo Pereira Lima, sempre trabalhando de forma pacífica, dizendo que não se opõem às críticas mas desde que sejam leais e sobretudo, responsáveis.
O prefeito Eduardo Campos mencionou ainda que a gestão pública de Ponta Porã possui responsabilidade fiscal com dignidade e hombridade.
Os líderes partidários usaram a Tribuna durante a sessão: Carlos Bordão (PSDB), Edinho Quintana (PT), Gabriel Arce (União Brasil), Marcelino Nunes (PP) e Leandro Bittencourt (Republicanos).
Como líder do bloco suprapartidário, o vereador Agnaldo Pereira Lima falou sobre os avanços obtidos pela Câmara Municipal, citando que todos remam a favor da maré em trabalho conjunto e coeso, com foco no desenvolvimento.
“Estamos construindo a Ponta Porã que vem crescendo e já é a melhor cidade do Mato Grosso do Sul para se viver e investir”, afirmou Agnaldo Pereira Lima. Posteriormente a eleição da Mesa Diretora, os vereadores votaram e elegeram as comissões internas permanentes da Casa de Leis.
Ao final da sessão, o presidente eleito, vereador Jelson Bernabé fez um discurso emocionado, fazendo menção especial aos familiares, à esposa Edilene e ao irmão, Jair, mencionando os pais Vicente e Diva (in memoriam) e o filho Rovian. “Vocês são fundamentais na minha vida. Sigo o exemplo deixado pelos meus pais. Vicente e Diva foram exemplos de caráter, de trabalho e de amor”, citou.
“Agradeço à minha família, meu porto seguro”, destacou. No discurso, o presidente eleito mencionou sua trajetória política, citou seus sonhos desde adolescente de servir a população. “E hoje, estou realizando esse sonho antigo, de trabalhar pela população de Ponta Porã como presidente da Câmara de Vereadores”, afirmou.
Jelson agradeceu todos os vereadores pela votação unânime recebida para presidir a Câmara Municipal de Ponta Porã durante o ano de 2026.
Prestigiaram a sessão os secretários municipais Raphael Modesto (Procuradoria), Candinho Gabínio (Segurança Pública), Ricardo Torraca (Esportes), Éder Gonçalves (Coordenador Casa Civil do Governo do Estado), familiares, além de representantes de diversos segmentos da sociedade,
