Lia Nogueira pede ao TCE esclarecimentos sobre a ‘saúde financeira’ da Funsaud

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) encaminhou requerimento ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Jerson Domingos, para que informe uma série de esclarecimentos acerca da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud).

Segundo a deputada tucana, o líder do prefeito Alan Guedes (PP), vereador Sérgio Nogueira (PSDB), apresentou relatório defendendo os gestores da fundação e enaltecendo os “bons” serviços prestados pela entidade para a população, baseado no arquivamento de uma investigação feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), durante o mandato da ex-prefeita Délia Razuk.

Para Lia Nogueira, há no mínimo incoerência na defesa feita pelo vereador douradense, já que a Funsaud vive um cenário crítico, com déficit mensal de R$ 4 milhões e déficit acumulado de mais de R$ 77 milhões nas contas da instituição. Ela também citou que foi preciso o socorro do Governo do Estado para o pagamento de salários durante a gestão de Alan Guedes e quitar dívidas com fornecedores e compras de insumos.

“O caos está instalado na Funsaud e existem muitas divergências entre as informações passadas pelo líder do prefeito na Câmara de Vereadores e o que está sendo anunciado na imprensa e o que presenciamos todos os dias no Hospital da Vida e na UPA. O vereador vende uma saúde nórdica, sem problemas e ideal para a população os dados financeiros da Funsaud demonstram o que toda a população já sabe, que a saúde é precarizada, que não há insumos básicos e o atendimento é péssimo”, disse a deputada.

Para sanar as dúvidas, Lia Nogueira solicitou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), disponibilize os três últimos anos das análises das contas da Fundação, bem como, encaminhe relatórios analíticos e pareceres sobre a saúde financeira da instituição, de forma a auxiliar a Assembleia Legislativa na fiscalização dos recursos públicos.

Veja também
plugins premium WordPress