O vereador Reinaldo Jalasca apresentou expediente endereçado ao prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, com cópias ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos e ao secretário municipal de Segurança Pública e Agetran, Cândido Félix Souza Gabínio, solicitando que após estudos desenvolvidos pela secretaria competente, sejam feitas as pinturas de faixas e sinalização de trânsito em toda a extensão da Rua Soilo de Freitas, no Bairro Jardim das Exposições.
Conforme o vereador, a solicitação para a pintura de faixas e implantação de sinalização viária tem como objetivo principal garantir a segurança no trânsito, promover a organização da circulação de veículos e pedestres e reduzir os índices de acidentes nas vias públicas do município.
O parlamentar lembra que com o aumento do fluxo de veículos e pedestres, especialmente em áreas de grande movimento como cruzamentos, torna-se indispensável a manutenção e reforço da sinalização horizontal e vertical, visando orientar condutores, ciclistas e pedestres quanto às regras de circulação, limites de velocidade, áreas de travessia e espaços de estacionamento.
A ausência das sinalizações e demais elementos compromete a visibilidade e eficácia da sinalização, podendo causar acidentes.
Em outra indicação apresentada em plenário, o vereador Reinaldo Jalasca indica ao prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, com cópias ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos e ao secretário municipal de Segurança Pública e Agetran, Cândido Félix Souza Gabínio, solicitando que após estudos desenvolvidos pela secretaria competente sejam construídos redutores de velocidade (quebra-molas) na Avenida Brasil, em frente à empresa Produfértil, n.º 537 e em frente ao comércio Ponto do Pastel, n.º 440, no Centro.
“A solicitação para a instalação de quebra-molas (lombadas físicas) na avenida Brasil, justifica-se pela necessidade de garantir maior segurança viária para pedestres, ciclistas e motoristas. Trata-se de via com intenso fluxo de veículos e que, em diversos trechos, apresenta excesso de velocidade praticado por condutores, colocando em risco a integridade física dos moradores, especialmente de crianças, idosos e estudantes que utilizam a travessia diariamente”, justifica o parlamentar.
Jalasca lembra que a implantação dos dispositivos redutores de velocidade é medida preventiva e corretiva, que contribuirá para: redução do risco de acidentes de trânsito; proteção de pedestres em áreas de travessia (áreas comerciais e residenciais); organização do tráfego local, inibindo velocidade excessiva; promoção da mobilidade segura, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do Contran.
“Destaca-se que a medida deverá ser acompanhada de sinalização vertical e horizontal adequada, garantindo a visibilidade e a legalidade da intervenção. Portanto, a instalação de quebra-molas representa uma ação urgente e necessária para assegurar a proteção da comunidade e melhorar a qualidade da mobilidade urbana no referido local”, menciona o vereador.
