Aena anuncia ampliação do Aeroporto Internacional de Ponta Porã

A Aena, maior operadora aeroportuária do país, anunciou que o Aeroporto Internacional de Ponta Porã, passará por obra de ampliação que vai triplicar triplicar o tamanho total do terminal de passageiros. A área a ser construída vai passar dos atuais 800 m² para 2.600 m², com o espaço da sala de embarque quadruplicado e a superfície da área pública nove vezes maior. O COA também vai ganhar um novo prédio. O pátio vai contar com três posições para aeronaves tipo C. Foi integrado à rede Aena em 7 de novembro.

Outras principais melhorias serão:

A superfície da área pública será nove vezes maior
Novo edifício para órgãos públicos
Sala de embarque com 2 portões em área de 350 m²
Balcões de check-in com 4 posições em área de 70 m²
1 controle de segurança (raios-x) com 40 m²
Restituição de bagagem com 1 esteira em área de 130 m²
Reforma do pátio com 3 posições de estacionamento para aeronaves tipo C
Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
Adequação da faixa preparada
Novo pátio para aviação geral

Aena está preparando um projeto robusto de melhorias para os aeroportos da sua rede em Mato Grosso do Sul. Os investimentos, que em todo o Bloco SP/MS/PA/MG somam R$ 4,5 bilhões, preveem a ampliação da capacidade operacional de todos os aeroportos, com aumento da área construída dos terminais de passageiros. Também serão implantadas faixas de segurança na pista, áreas de escape nas cabeceiras, nova habilitação de aproximação de aeronaves e outros recursos para reforçar pousos e decolagens.

O aeroporto de Campo Grande também passará por obras. Lá, será construído um segundo piso no terminal de passageiros e pontes de embarque e desembarque. Já em Corumbá, a reforma no aeroporto da cidade vai dobrar a superfície da área pública.

São obras estruturais de grande porte pensadas para transformar os aeroportos em equipamentos de infraestrutura mais modernos, seguros e confortáveis, com melhoria significativa da experiência dos passageiros. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Os projetos para Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá, todos no Mato Grosso do Sul, fazem parte das melhorias estruturais dos aeroportos do Bloco SP/MS/PA/MG, que foram assumidos pela Aena no final do ano passado. Somados aos seis aeródromos que opera no Nordeste desde 2020, os novos equipamentos passam a integrar a rede da concessionária no país. A Aena é responsável por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional, operando 17 aeroportos, em nove estados e quatro regiões, números que consolidam a companhia como a maior operadora aeroportuária do Brasil.

Entregas

Além dos investimentos em fase inicial nos equipamentos de infraestrutura de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Pará, a Aena está em fase final de entrega das melhorias estruturais nos seis aeroportos do Nordeste.

Foram aportados cerca de R$ 2 bilhões em obras, equipamentos e sistemas para incrementar tecnologia, segurança e conforto, com ampliação dos espaços e acréscimo de capacidade operacional. À medida que as obras são concluídas, o público começa a perceber mudanças significativas de qualidade. São as marcas da gestão da Aena que começam a ser impressas nos aeroportos brasileiros.

Veja também
plugins premium WordPress