Candidato passa mal durante TAF da Polícia Militar e morre na Capital

Arthur Matheus Martins Rosa, candidato do concurso da PM (Polícia Militar) de Mato Grosso do Sul, passou mal e morreu durante prova do TAF (Teste de Aptidão Físico), na quinta-feira (3/8), em Campo Grande.

Segundo o Midiamax, imagens divulgadas revelaram a exaustão dos participantes diante de calor e baixa umidade do ar.

O Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultura e Assistencial), banca examinadora responsável pelo concurso, confirmou via assessoria de imprensa, a morte e informou que está prestando “total apoio à família”.

A banca informou, ainda, que a prova seria padrão para concursos do Corpo de Bombeiros e policiais.

Um colega de teste, que pediu para não ser identificado, contou que a turma foi avisada do óbito na manhã desta sexta (4/8), com o retorno do Teste de Aptidão Física.

Arthur, ainda conforme o site, era de Goiânia e teria viajado para o Estado na busca de conquistar o senhor em prestar o serviço.

O teste de aptidão é a 4° fase do concurso da PM, que acontece até o sábado (5/8), com resultado publicado no dia 31 de agosto.

As exigências do TAF incluem para homens, flexão e extensão de membros superiores na barra fixa, flexão abdominal, carl-up e corrida de 12 minutos. Para as mulheres, flexão de braços no solo (exercícios de apoio), flexão abdominal, carl-up, corrida de 12 minutos.

A Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) foi contatada pela reportagem do Midiamax para se posicionar sobre o fato. A Polícia Militar disse que “apenas auxilia no processo avaliativo”.

Confira a nota na íntegra

O Exame de Capacidade Física do concurso Público para ingresso nos cursos de formação de soldados, e formação de oficiais, da PMMS, é de caráter eliminatório, aplicado por profissionais habilitados, sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), banca organizadora de todo o concurso, e supervisionado pela Comissão Organizadora.

A Comissão Técnica designada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, apenas auxilia no processo avaliativo, com aferição da execução dos exercícios, cuja função é permitir a avaliação de padrões de força, coordenação, agilidade, equilíbrio dinâmico, flexibilidade, potência muscular, capacidade aeróbica, anaeróbica e de velocidade, com vista a aferir o condicionamento físico do candidato para suportar os exercícios físicos a que será submetido durante o curso de formação e a resistência necessária para o desempenho da função militar.

Quaisquer questionamentos sobre eventualidades na data, horário e/ou condições de aplicação do teste cabem à banca organizadora.

Já a SAD (Secretaria Estadual de Administração) afirmou em nota que o cronograma de etapas do referido concurso é estabelecido e divulgado via edital antecipadamente.

“Diante da estrutura necessária para a realização deste e do fato que muitos candidatos são oriundos de outras cidades e estados, não é possível adiar ou cancelar as avaliações previamente agendadas. As etapas, dos concursos são desenvolvidas de modo a oferecer a estrutura necessária de avaliação ao candidato para que haja total transparência no processo”.

Veja também
plugins premium WordPress