Farofa artesanal conquista paladares e cruza fronteiras

Após dedicar anos de sua vida profissional à Caixa Econômica Federal, Claudia Cecília Nakagaki Cunha Fukuda decidiu que a aposentadoria não seria sinônimo de descanso, mas de recomeço. Foi no campo, com as raízes fincadas na terra e na tradição familiar, que ela encontrou inspiração para empreender e transformar uma antiga receita de farofa em um produto de sucesso.

Moradora de Dourados, Claudia participou do curso “Mulheres em Campo”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o sindicato rural local. A capacitação foi o ponto de virada que despertou nela o espírito empreendedor e a confiança necessária para investir no que sempre foi elogiado por familiares e amigos: sua farofa artesanal.

Produzida com ingredientes selecionados e muito carinho no preparo, a farofa resgata sabores da infância e tradições de família. “Todos que provaram da minha farofa ficaram encantados com o sabor e a qualidade”, conta a empreendedora, que vê na simplicidade e na autenticidade do produto seu grande diferencial.

O negócio ainda está no início, mas os primeiros passos já têm rendido frutos surpreendentes. Além de conquistar o paladar dos consumidores locais, a farofa de Claudia já cruzou fronteiras. Amigos que estiveram em Dourados levaram o produto para os Estados Unidos, onde também foi elogiado. Esse reconhecimento reforça a confiança da produtora de que há espaço no mercado para alimentos feitos com alma e identidade.

Atenta aos desafios naturais de quem começa uma empresa familiar, Claudia vem contando com o apoio de profissionais, consultores do SENAR e outros parceiros para aperfeiçoar aspectos como a embalagem, a logística de distribuição e a comunicação com o consumidor. “Estamos ajustando tudo para chegar primeiro ao mercado de Dourados e região. Depois, queremos expandir para outros centros”, afirma com entusiasmo.

O caso de Claudia Fukuda é um exemplo inspirador de como conhecimento, tradição e coragem podem se unir para gerar novas oportunidades no meio rural. Sua história reforça o papel transformador do empreendedorismo feminino no campo e mostra que, com dedicação, qualquer receita de família pode se tornar um negócio de sucesso — e até cruzar continentes.

Para quem quiser apreciar a farofa é só entrar em contato no WhatsApp 67 99987 6146.

Veja também