Mais de 11 mil indígenas serão vacinados em Dourados

Mais 11.600 indígenas que vivem na Reserva Federal de Dourados, que concentra a maior população do Brasil, serão vacinados contra a Covid-19. As doses que serão aplicadas nos moradores das principais aldeias pelo Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena). No primeiro lote do imunizantes, foram entregues para o município, 29.788 doses.

Segundo o Ligado Na Notícia, o Dsei preparou um Plano de Operacionalização da Vacinação da Covid-19 para imunizar rapidamente os grupos prioritários.

Trecho do documento elaborado pelo Distrito Sanitário menciona que, “realizar triagem rápida, preferencialmente no momento de identificação/cadastro do usuário, para identificar pessoas com sinais e sintomas de doença respiratória e síndrome gripais, as quais não deverão ser vacinadas. As mesmas devem ser redirecionadas para o atendimento em saúde”.

O plano também recomenda a disponibilização de higienização das mãos ou ofertar álcool em gel na concentração de 70%.

“Considerando o cenário de recebimento completo das doses previstas para o grupo prioritário: indígenas a partir de 18 anos, a equipe de saúde local poderá adotar diferentes estratégias de vacinação em prol da cobertura vacinal, com prioridade aos trabalhadores de saúde”, cita também o documento que recomenda a vacinação em quatro grupos diferentes.

Veja também
plugins premium WordPress