Na passagem da caravana do Rila, prefeito de Murtinho lembra a Bioceânica sonhada há 20 anos

Ao recepcionar a caravana de empresários, representantes governamentais e imprensa que integram a terceira edição do Rila (Rota de Integração Latino Americana), numa viagem de carro pelo corredor rodoviário que interligará os oceanos Atlântico e Pacífico iniciada no dia 24, o prefeito Nelson Cintra, de Porto Murtinho, disse que o sonho de unir os países latinos começou há mais de 20 anos tendo como protagonistas líderes políticos da região.
“É importante destacar que a rota, partindo daqui de nossa fronteira com o Paraguai, foi um sonho sonhado lá atrás e segue sendo construída por muitas mãos”, disse Cintra, ao receber os 108 integrantes do Rila 3, dentre os quais o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog), Cláudio Cavol.
Chegada do asfalto
Emocionado com a presença da grande caravana, formada por 35 camionetes, o prefeito murtinhense lembrou que no final dos anos de l990 um grande movimento surgiu pela implantação de um corredor comercial e de integração dos povos unindo os dois oceanos, do qual ele fez parte. Citou nomes de pioneiros como o ex-prefeito da cidade, Heitor Miranda, e o senador chileno Jorge Sória, ex-prefeito de Iquique, localizada na costa do Pacífico.
“O sonho começou a tornar-se realidade com o asfaltamento da BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho e a ligação com outros municípios que hoje fazem parte do corredor. De lá para cá o projeto foi avançando, tivemos o empenho primordial do nosso ex-governador Reinaldo Azambuja e agora do governador Eduardo Riedel, as articulações do governo do presidente Michel Temer, onde devemos destacar o papel do ex-ministro Carlos Marun, e também o compromisso do Paraguai em garantir a infraestrutura que faltava”, comentou.
Ciclo de prosperidade
Nelson Cintra citou ainda o encontro histórico no ano de 1998 dos pioneiros da rota no local denominado Cruzeiro Dom Silvio, cujo evento é lembrado com a instalação de um marco em madeira da espécie quebracho no cruzamento das rodovias do Paraguai que dão acesso ao Brasil, Argentina e Bolívia. Ao retornar ao local em viagem ao Chile, no ano passado, ele colocou uma placa que simboliza a viagem feita com mais 10 prefeitos do Estado a Antofagasta.
“De fim de linha passamos a ser um importante centro do comércio que se desenvolverá com a rota, tornando a nossa Porto Murtinho em um polo importante, o portal da bioceânica”, disse Cintra. “A pavimentação de 500 km no lado paraguaio e a construção da ponte sobre o Rio Paraguai eliminam os gargalos logísticos, e em menos de dois anos, vamos celebrar essa integração de fato, inaugurando um novo ciclo econômico para Porto Murtinho.”
A comitiva do Rila atravessou a fronteira na manhã deste sábado (25), depois de visitar a obra da ponte internacional, e pernoitará na cidade paraguaia de Loma Plata, distante 280 km de Porto Murtinho pela Ruta 15, no Chaco, asfaltada pelo Paraguai. O grupo chegará a Iquique no dia 28, onde será realizada a quarta edição do fórum da Rota Bioceânica. O prefeito Nelson Cintra também participará do evento, que terá a presença de empresários chineses.

Veja também
plugins premium WordPress