Polícia Federal aborda ônibus com 200 bolivianos em MS

Seis ônibus foram abordados ontem (16), pela Polícia Federal, após suspeita de transporte irregular, tendo bolivianos como passageiros. Pelo menos 200 passageiros viajavam nos veículos, e agora, serão deportados para a Bolívia a qualquer momento.

Segundo o Campo Grande News, os coletivos foram escoltados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em cinco viaturas até o pátio da PF do Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Um dos ônibus já foi vistoriado e, aparentemente, nenhum material contrabandeado ou droga foi encontrado.

Enquanto aguardam enfileirados a conclusão dos trabalhos, os bolivianos reafirmam a versão de que estavam indo fazer compras em São Paulo. Muitos, no entanto, sequer entendiam o que estava acontecendo ou evitavam falar.

“No entiendo, no entiendo”, repetiam alguns dos bolivianos ao serem questionados sobre a viagem.

Suzana Paz, de 40 anos, é uma das passageiras e admite que não tirou visto para viagem, ou seja, entrou no país de forma ilegal. Desde sábado (14), a entrada de estrangeiros via terrestre no país também está proibida em razão da contaminação por Covid-19. A medida vale por 30 dias.

“Esta é a segunda vez que faço o trajeto, na primeira vez eu tinha documentação, mas agora não”, comentou. Ela conta que tem um “mercadinho” na Bolívia e estava indo comprar “alimentos” em São Paulo, mas não detalhou qual o tipo de mercadoria.

Outra passageira, que não quis se identificar, disse que saiu da Bolívia também com destino a São Paulo para comprar café que revenderia em sua feira em Corumbá.

Ainda segundo o site, a Polícia Federal investiga se a vinda dos bolivianos, a partir da fronteira brasileira com a Bolívia, tem relação com a atuação de “coiotes”, como são conhecidas pessoas que atuam na entrada sem documentação correta de estrangeiros.

Veja também
plugins premium WordPress