Dourados recebe na manhã deste domingo (7/12), um grande encontro de fé com o Frei Gilson, que se apresenta em show aberto ao público no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Vila São Pedro, como parte da programação que comemora os 90 anos da Catedral Imaculada Conceição.
A Diocese de Dourados informou que a mobilização em torno do evento é intensa. Mais de 120 caravanas confirmaram presença, vindas de paróquias de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, além de grupos organizados do Paraguai e da Bolívia. A participação do frade, conhecido nacionalmente por suas músicas, pregações e momentos de oração transmitidos pela internet, transforma a celebração em um dos maiores eventos católicos do ano na região.
A programação começou ainda durante a madrugada. Os portões do santuário serão abertos às 3h30, entretanto, bem antes deste horário, vários fieis já estavam “acampados” às margens da BR-163. Há pouco, por volta das 7h, teve início da missa presidida pelo bispo diocesano Dom Henrique. Na sequência, Frei Gilson sobe ao palco para o show ao ar livre, com previsão de encerramento por volta das 11h.
O acesso ao evento é gratuito. Como gesto solidário, a organização pede que os participantes levem um quilo de alimento não perecível, que será destinado a projetos sociais.
Orientações de trânsito e acesso
Diante do grande volume de pessoas esperado, a Diocese divulgou orientações especiais para facilitar o acesso e o estacionamento no local. Aos fiéis que sairão de Dourados, a recomendação é utilizar o anel viário norte e, no trevo que dá acesso ao distrito de Panambi, fazer o contorno à direita para entrar em uma estrada vicinal de terra. O caminho leva diretamente à parte de trás do santuário, onde haverá área destinada ao estacionamento.
Para quem trafegar pela BR-163 no sentido do distrito de Vila Vargas, também haverá alteração. Antes de chegar ao santuário, os motoristas deverão acessar um desvio à direita, que direciona igualmente aos fundos do local.
Já os ônibus das caravanas terão acesso liberado à frente do santuário, onde será feito o desembarque dos fiéis. Todo o trajeto contará com sinalização e apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), PM (Polícia Militar), GMD (Guarda Municipal de Dourados), Agetran e Detran.
