Com 3,6 mil ataques até outubro, vigilância faz alerta para evitar problemas com escorpiões

Ataques de animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras, costumam ocorrer com frequência nesta época do ano devido ao clima quente e úmido que favorece a reprodução destes bichos. De acordo com dados do Ciatox (Centro de Informações e Assistência Toxicológica), em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul registrou, entre janeiro e outubro, 3.623 ataques de escorpiões, sendo 311 no último mês.

Em 2023, Campo Grande lidera o ranking das cidades em MS com mais notificações de acidentes, com 901 casos, seguido de Três Lagoas com 554 e Paranaíba em terceiro com 189.

Um setor importante para prevenção de ataques de escorpiões é o Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), parte integrada da SES composto por médicos, médicos veterinários, biólogos e enfermeiros.

A equipe oferece capacitação para profissionais e orientação, informação, consultoria e diagnóstico contribuindo com o tratamento dos casos relacionados às intoxicações (envenenamentos) em humanos e animais. Karyston Adriel Machado da Costa, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica do Ciatox, alerta para alguns cuidados nesta época do ano.

“Neste período de alta temperatura e reprodução das espécies, ocorre com maior frequência em nosso Estado. Para tanto, é importante tomar algumas medidas de prevenção, como manter os terrenos sempre limpos, manter ralos de banheiro, pia de cozinha, lavanderias bem fechados, sempre manter limpas as caixas de gordura, evitando assim a presença de insetos, que serve de alimentos para algumas espécies de animais pessoentos, principalmente os escorpiões”.

Perto do recesso escolar, os pais também devem ficar mais atentos aos lugares onde as crianças brincam.

“Com a chegada do período de férias, é importante uma atenção redobrada dos pais, para que observem nos locais de brincadeiras e diversão das crianças, se estão livres de escorpiões. Observe os cantos, as frestas, buracos, folhas secas caídas no solo para que evitemos, assim, maiores acidentes” relata o coordenador.

Recomendações do Civitox

Não coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou pedras. Caso seja necessário mexer nestes locais é sugerido o uso de um pedaço de madeira, enxada, etc.;

Inspecione roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los;

Afaste camas e berços das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários. Não deixe que lençóis ou cobertores, sobre as camas e berços, encostem-se no chão. Escorpiões e aranhas podem utilizá-los como apoio e se abrigar entre esses tecidos e travesseiros;

Nivele as frestas das calçadas, pisos, paredes e portas;

Coloque uma barreira de proteção na parte inferior das portas;

Mantenha os domicílios e depósitos livres de insetos e roedores;

Deixe as lixeiras sempre tampadas e com sacos plásticos.

Em caso de picada de escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, a pessoa deve higienizar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para receber o atendimento adequado. Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos do coração lentos, dificuldade respiratória e choque.

Caso o morador encontre algum desses animais na residência, a recomendação é fazer o recolhimento dele, colocando-o em um recipiente fechado e procurar atendimento pelo Civitox nos números 0800 722 6001, (67) 3386-8655 ou 150.

Veja também
plugins premium WordPress