Com aumento de casos, Peluffo volta a pedir apoio da população no combate ao covid 19

O Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus covid-19 de Ponta Porã, realizou nesta sexta-feira (12), as 10h na sede da Vigilância de Saúde mais uma Coletiva de Imprensa para divulgar a atual situação dos casos positivos e recuperados no município.

A coletiva contou com a presença do prefeito Hélio Peluffo e do secretário de Saúde Patrick Derzi. Todo os presentes lamentaram a morte do agente da Polícia Civil Waldir Rojas que foi a primeira vítima fatal do coronavírus na cidade.

“Queremos manifestar o nosso pesar e mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos e Waldir Rojas que foi vítima do Covid-19, infelizmente. Quero aqui também enaltecer o trabalho da equipe do Hospital Regional de Ponta Porã pelo esforço em buscar salva vidas neste momento delicado que vivemos” disse Hélio.

Peluffo voltou a pedir o apoio da população no combate ao covid -19, obedecendo as restrições solicitadas pela equipe da Vigilância Sanitária, ficando em casa, evitando aglomerações e usando corretamente a máscara.

“Em conversa com um infectologista nesta semana, me foi dito que a higiene ainda é nosso principal aliado para evitar a contaminação, lavando as mãos, utilizando corretamente as máscaras, evitando aglomerações. Por isso peço que fiquem em casa” disse o prefeito.

Durante a coletiva Hélio Peluffo ressaltou que é fundamental que as pessoas se cuidem, para evitar um colapso no sistema de saúde, uma vez que 20% dos leitos de UTI’s do Hospital Regional de Ponta Porã já estão ocupados.

“Essa é a nossa preocupação que possamos diminuir o número de infectados para que não haja um transtorno em nosso sistema de saúde, que está equipado para atender os pacientes, porém um aumento considerável pode pôr a perder todo trabalho que vem sendo feito com excelência pela nossa equipe de Saúde” explicou.

O secretário Municipal de Saúde, Patrick Derzi lembrou que Ponta Porã ainda vem conseguindo controlar e bloquear os casos de coronavírus, mas para atingir o chamado achatamento da curva é preciso precauções por parte de toda população.

“Perto de outros municípios do país e do nosso Estado mesmo, ainda estamos no controle da situação, são 49 casos com 26 curados e infelizmente um óbito. O nosso apelo é para que possamos obedecer as normas de segurança sanitária, repito temos trabalhado dia e noite para bloqueasse a doença, mas é preciso haver seriedade por parte da população. Tivemos um óbito, ou seja, a doença não é brincadeira” disse Derzi.

Ponta Porã conta atualmente com 49 casos positivos, sendo que destes 26 estão curados, os demais em isolamento e sendo monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Na sua fala o Prefeito Hélio Peluffo enfatizou a respeito dos riscos oferecidos pelos chamados fake news, as notícias falsas ou com informações distorcidas que podem atrapalhar o trabalho da equipe de vigilância sanitária, desperdiçando tempo e recursos com o deslocamento de agentes de saúde, segurança pública e causando aumento da demanda na rede de saúde de forma desnecessária.

Veja também
plugins premium WordPress