‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19 acontece amanhã em Ponta Porã

Acontece amanhã (11), em Ponta Porã, o ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19, com objetivo de incentivar a campanha de imunização com a dose de reforço da Janssen.

Além disso, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, cumpre agenda no município, realizando a entrega de equipamento e anúncio da construção da nova ala de enfermaria com 30 leitos no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto.

As ações ocorrem por meio de parcerias entre o Estado, União e Prefeitura.

Segundo Geraldo, Ponta Porã foi escolhida para abrir oficialmente a imunização nos 13 municípios da região de fronteira e nos outros 66 que receberam as doses da Janssen.

O evento acontecerá a partir das 9h, no Centro de Convenções Baltazar Saldanha e contará com a presença também da secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, além do vice-prefeito Eduardo Campos, secretário municipal de Saúde Patrick Derzi.

Às 11h, o secretário fará o lançamento da obra de ampliação do Hospital Regional que consistirá na construção de uma ala que vai abrigar uma nova enfermaria, com capacidade para 30 leitos. Também fará a entrega de um moderno arco cirúrgico.

Vacinas

Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde, na quarta-feira (8), 200.200 doses de vacina da Janssen, que serão utilizadas como D2 (segunda dose, ou de reforço).

A expectativa é que nos próximos dias cheguem mais 37.061 unidades, para que todos os sul-mato-grossenses que tomaram a primeira dose possam completar seu ciclo vacinal.

Para essa nova etapa de vacinação, Ponta Porã, recebeu 39.020 doses e Corumbá foi contemplada com 26.400. Fora da lista dos 13 municípios da fronteira, Campo Grande recebeu 33.240 unidades; Dourados, 10.095; e Três Lagoas, 6.095.

“Considerando esta nova variante, a Ômicron, é importante que todos os sul-mato-grossenses completem o seu esquema vacinal para que nós continuemos despontando como um dos Estados onde as pessoas valorizam suas vidas e a de seus semelhantes e que poderá, em breve, comemorar a vitória final contra esse mal terrível, que é o coronavírus”, destaca Geraldo Resende.

Construção e equipamentos

A nova ala do Hospital Regional de Ponta Porã vai demandar um investimento de R$ 2.398.812,78 e consistirá na construção de mais 534,75 metros quadrados, com sete enfermarias para quatro leitos cada uma, enfermaria de isolamento, posto de enfermagem, sala de exames, depósito de materiais de limpeza e rouparia, copa para funcionários, sala de TI (Tecnologia da Informação), sala de utilidades, além de banheiros.

Além do arco cirúrgico, o governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) está efetuando a compra de nova aparelhagem com investimentos de R$ 7.755.597,00.

Já foram entregues para a unidade, entre outros, os seguintes equipamentos: sistema de videoendoscopia flexível, lavadora termodesinfectora, berço aquecido, carro de curativos, mesa de cabeceira com refeição acoplada e cama hospitalar elétrica.

Em processo de aquisição, estão, entre outros: aparelho de Raio-X móvel, foto-refletor ambulatorial, cadeira de banho/higiênica, aparelho de Raio-X móvel, três esfigmomanômetros, berço para recém-nascido com fototerapia reversa, aparelho de anestesia com monitor multiparâmetros, marca-passo cardíaco externo, carro-maca avançado, mesa de exames, oxímetro de pulso e carro de emergência.

Veja também
plugins premium WordPress