Dia Mundial de Combate à Tuberculose: saiba como prevenir e tratar a doença

Nesta sexta-feira (24), é celebrado o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”. Em alusão à data, a Prefeitura de Dourados, por meio do CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase), com o apoio alerta e traz as principais sobre a doença grave que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. Vale destacar que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento , basta procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde do Município.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. Na forma mais comum essa bactéria, normalmente, se aloja nos pulmões causando a doença. Existe também a possibilidade dos microrganismos se alojar e em outros órgãos como olhos, coração, ossos, por exemplo. Se não for trata, pode levar à morte.

A transmissão acontece quando uma pessoa que está com tuberculose pulmonar e sem tratamento, ao falar, tossir ou espirrar, libera no ar bactérias que podem infectar uma pessoa.

Sintomas

Os principais sintomas da tuberculose são tosse persistente por mais de três semanas; febre, principalmente no final da tarde; suor à noite; e perda de apetite, seguido de perda de peso.

Cura

Apesar da gravidade, a tuberculose tem cura. O tratamento é integralmente e exclusivamente oferecido pelo SUS. É um processo longo e dura pelo menos seis meses. Por isso é importante que a pessoa doente faça o tratamento correto até o final, seguindo todas as orientações.

Como saber

A avaliação por um profissional de saúde seguida de exames laboratoriais e de imagem é fundamental para o diagnóstico da tuberculose. O exame de escarro é o mais utilizado para saber se a pessoa está com a doença. Se o paciente apresenta algum dos sintomas, ela deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima da residência para ser avaliado adequadamente e fazer o chamado teste rápido para tuberculose.

CTRH

Caso alguém apresente qualquer um dos sinais ou sintomas suspeitos de tuberculose, deve procurar a Unidade de Saúde e solicitar uma avaliação. Em caso de dúvida no diagnóstico, o paciente será encaminhado ao Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH).

Veja também
plugins premium WordPress