Faltando 10 dias para o fim da campanha de vacinação contra Influeza, cobertura vacinal em Ponta Porã é de 28%

Faltam exatos dez dias para o fim da campanha de vacinação contra a Influenza e mesmo diante das recentes lembranças de casos positivos e mortes provocadas pela Covid-19, Ponta Porã registra baixo índice de cobertura vacinal contra a gripe. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), apenas 28,7% dos pontaporanenses se imunizaram.

Vale ressaltar que a campanha foi prorrogada justamente devido à baixa procura que ocorre também outras cidades como Corguinho (16%), Água Clara (27,1%), Dourados (38,3), Ribas do Rio Pardo (35%) e Rio Brilhante (37,4%).

Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, apenas 37,7% da população se imunizou. Três Lagoas atingiu cobertura vacinal de 55,1%.

A expectativa é encerrar a campanha no próximo dia 24 de junho com cobertura vacinal em 90%, sendo os públicos-alvo trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a menores de cinco anos, além das gestantes, puérperas, indígenas, professores, caminhoneiros e pessoas com comorbidades.

Dos 79 municípios do Estado, apenas quatro atingiram ou superaram a meta de cobertura vacinal: Aral Moreira (112%), Santa Rita do Pardo (100,9%), Novo Horizonte do Sul (98,1%) e Sete Quedas (90,5%).

MS tem 48,2% da população imunizada

Desde o início da campanha de imunização até esta terça-feira (14), MS não atingiu se quer a metade dos sul-mato-grossenses vacinados contra a Influenza, que pode se agravar e levar ao óbito. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a cobertura vacinal é de 48,2%.

A meta é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, formados por crianças, gestantes, idosos, indígenas, professores, puérperas e trabalhadores da saúde.

Entre as crianças, a cobertura vacinal registrada até o momento é de 39,1%, gestantes, 31,9%. Já o grupo formado pelas puérperas tem cobertura vacinal de 33,3%.

O público-alvo que mais se vacinou é formado pelos trabalhadores em saúde (58,2%), povos indígenas (56,7%) e idosos (50,9%). Já o grupo dos professores tem cobertura vacinal de 47,1%. Mesmo assim, os índices são considerados baixos para todos os grupos.

No Estado, cada município é responsável por desenvolver a própria estratégia de imunização. O Estado recebeu do Ministério da Saúde, 304 mil doses de vacina contra a Influenza, que foram repassadas às 79 prefeituras.

Veja também
plugins premium WordPress