Governo do Estado realiza campanha de doação de sangue

A campanha “Doe o melhor de você: doe vida”, para doação de sangue, reúne servidores públicos de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (31), na Governadoria, em Campo Grande. A ação, que está na 8° edição, tem como meta atingir a doação de 120 bolsas de sangue.

“É muito bom ver a equipe da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), e outras secretarias, engajados neste ato de solidariedade e de amor. É a maior representação de serviço, você doa e tem certeza de que vai salvar vidas. É uma campanha muito importante, idealizada por um servidor”, disse o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha.

A ação para estimular a doação de sangue entre os servidores públicos teve início em 2021, e desde então já foram realizadas campanhas que receberam 615 bolsas de sangue (até a 7ª edição), beneficiando mais de 2,4 mil pessoas. “Nossa intenção é possibilitar que os servidores consigam doar sangue de forma mais prática, por isso as ações são realizadas nas secretarias”, disse o idealizador do projeto, servidor da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Luiz Carlos Faria.

A ação itinerante é realizada pelo Hemosul Coordenador, e mantém todos os critérios e qualidade para a captação de sangue. “A gente realiza ações itinerantes sempre que empresas e instituições nos chamam. É necessário ter estrutura física que comporte o atendimento. Determinamos uma quantidade de pessoas para atender, pois temos tempo hábil para coleta e armazenamento”, explicou Suelen Moreira, gerente de captação do Hemosul.

A policial miliar ambiental, Eliane de Oliveira, 43 anos, é doadora há 15 anos e aproveitou a campanha renovar o compromisso. “Eu acho muito válido fazer ações assim, e incentiva outras pessoas a doarem”.

A estudante de psicologia, Giovana Belchior, 19 anos, doou sangue pela terceira vez durante a ação. “Minha mãe é servidora, e aproveitei que a campanha acontece no local que ela trabalha, para poder contribuir também”.

Em toda a Rede foram realizadas 53.893 coletas em 2022, uma média de 4.491 por mês. Foram distribuídas para pacientes 104.151 bolsas de hemocomponentes (produtos que são gerados após técnicas de centrifugação do sangue).

A Rede conta com 12 centros de coletas em Campo Grande – Hemosul Coordenador, Hemosul Hospital Regional e Hemosul Santa Casa -, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Paranaíba – com atendimento diário -, além de Coxim (quinzenal) e Corumbá (semanal), e ações esporádicas em Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana.

Como doar

Para doar basta comparecer à unidade – ou no período matutino nos postos de coleta localizados na Santa Casa e no Hospital Regional – com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Também é necessário ter entre 16 a 69 anos e pesar 51 kg ou mais. Além disso, é importante ficar atento ao intervalo para quem se vacinou contra a covid (Coronavac 48h, já Astrazeneca, Pfizer e Janssen intervalo de 7 dias).

O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto estiver doente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, com intervalo mínimo de três meses.

Veja também
plugins premium WordPress