Hospital Regional de Ponta Porã passa por certificação da Vigilância Sanitária

Hospital Regional de Ponta Porã passa por certificação da Vigilância Sanitária

Fiscais da Vigilância Sanitária do município de Ponta Porã visitaram a área Covid-19 do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto na última terça-feira (5). A auditoria do estado acompanhou a visita que teve intuito de verificar a estrutura, fluxo de funcionamento e tranquilizar a população sobre os leitos e atendimento. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.

“A estrutura ficou ótima e a repartição adequada em todas as alas. Acredito que estamos bem preparados para receber todos os pacientes que estão chegando com problemas respiratórios sendo de Covid-19 ou não. Durante a visita checamos o que já foi feito no hospital de campanha e aproveitamos para analisar e fazer o conhecimento do espaço”, afirmou a fiscal farmacêutica da Vigilância Sanitária do município de Ponta Porã, Katilce Caimar Tirloni.

Além da reorganização da unidade e modificações na estrutura, foi instalado o Hospital de Campanha que tem mil metros quadrados, ambiente climatizado e será utilizado para 54 leitos de internação e salas de observação. Dentro dessa área, equipe específica com roupas e materiais de proteção individual farão atendimento exclusivo a pacientes com suspeitas de Covid-19. Os casos mais graves da doença serão encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva respiratória, localizada no próprio Hospital Regional de Ponta Porã.

O diretor-geral da unidade, Demetrius do Lago Pareja, ressaltou as principais mudanças que ocorreram para receber os pacientes com segurança. “Realizamos a aquisição de todo material necessário de EPIs, tais como: máscaras, luvas, aventais, proteção para cabeça e pés. Desde 4 de março, o hospital também reorganizou o fluxo de atendimento e estrutura em área Covid-19 para pacientes com sintomas respiratórios e suspeitas da doença, e outro acesso para urgências e emergências. Nosso intuito é promover a segurança dos pacientes, profissionais de saúde e evitar a disseminação do vírus”, ressaltou.

Referência para Covid-19 – O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado, conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e é referência na microrregião para o tratamento dos casos de Covid-19. A unidade adequou setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios. Dentro dessa área há equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores, respiradores e uma Unidade de Terapia Intensiva.

Ponta Porã