Moradora de Ponta Porã é confirmada como o 1º caso provável de Hepatite aguda

Adolescente de 16 anos, residente em Ponta Porã, foi confirmada com o primeiro caso provável de Hepatite aguda, segundo informou o Ministério da Saúde. A causa da doença ainda é desconhecida.

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a paciente apresentou sintomas como febre, icterícia, mal-estar e náuseas em 5 de abril de 2022.

Foram realizados exames para hepatites A, B, C, D e E, além de testes para dengue, zika, chikungunya e febre amarela, todos com resultados negativos.

A adolescente não é portadora de doenças metabólicas e exames de ultrassonografia descartaram causas obstrutivas.

A família pediu que a menor fosse retirada do hospital e fosse para a casa, se recuperar, sendo monitorada pela Vigilância em Saúde e de Assistência deste município e do Estado.

Ainda conforme a Secretaria Estadual de Saúde, o caso ainda está em investigação quanto à causa, pois depende do resultado de outros exames em andamento.

Caso na fronteira

Na última quarta-feira (25), o Ponta Porã News informou que a fronteira Brasil e Paraguai, em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, havia confirmado o primeiro caso de Hepatite ‘misteriosa’. O paciente é uma criança que estava internada no HR (Hospital Regional), porém, por decisão da família, que é paraguaia, foi levada para uma unidade hospitalar no país vizinho.

A criança era acompanhada pelos médicos do Brasil, e a causa determinante da doença não foi encontrada e, por isso, os pais decidiram buscar atendimento em Pedro Juan Caballero.

O momento é de alerta para as autoridades de saúde de Mato Grosso do Sul. Naquele mesmo dia, bebê de apenas um ano, que residia em Dourados, e estava internado no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, faleceu sob a suspeita da doença.

Veja também
plugins premium WordPress