Município tem grau médio de contágio pelo Novo Coronavírus

Divulgado esta semana de forma excepcional, o mapa situacional do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) mostra que Ponta Porã segue na bandeira laranja, isto é, com grau médio de contágio pela Covid-19.

O município não piorou e nem regrediu em relação a última atualização divulgada em 19 de novembro.

Vale pontuar que nesta classificação, as autoridades sanitárias orientam os prefeitos a autorizaram o funcionamento de atividades essenciais e não-essenciais de baixo e médio risco de contaminação.

Como mostrado pelo Ponta Porã News, nesta sexta (27), o município totaliza 1.546 casos do Coronavírus, 42 mortes e 86 exames sem encerramento no Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).

Cenário pandêmico

Segundo a atualização de hoje, 13 municípios estão na faixa de risco tolerável (amarela), 44 no grau médio (bandeira laranja) e 22 no grau de risco alto (bandeira vermelha).

Nenhuma cidade apresentou grau de risco extremo (bandeira cinza) ou baixo (bandeira verde).

Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), quantidade de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos.

Veja também
plugins premium WordPress