Ponta Porã em alerta com novo caso de COVID-19

Ponta Porã cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, Paraguai, acendeu o sinal de alerta após confirmação de mais um caso de Coronavirus, contraído por um cidadão chinês vindo de São Paulo no dia 26 de março.

O município que vem buscando seguir todas as precauções previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde a confirmação do estado de Pandemia, volta a alertar a população para seguir as orientações determinadas pelos especialistas, evitando aglomerações, viagens e a utilização de máscaras diariamente.

A preocupação foi evidenciada durante entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (05) no Anfiteatro da Prefeitura de Ponta Porã, feita pelo o Prefeito Municipal Hélio Peluffo, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Dr Patrick Derzi e do Secretario Municipal de Governo e Comunicação, Eduardo Campos confirmou mais um caso de Coronavírus Covid 19 no município que faz fronteira com Paraguai.

O Secretário municipal de Saúde, Dr Patrick Derzi reforçou a sua preocupação em relação aos cuidados que a população deve ter para evitar o aumento dos casos em Ponta Porã.

“Temos tido todo cuidado para evitar a proliferação do Covid-19 na fronteira, porém é essencial que a população colabore, seguindo as determinações previstas desde o inicio da Pandemia, evitando aglomerações, usando máscara” explicou Derzi, ressaltando que “preocupa o estágio de relaxamento por parte da população, que deixaram de seguir as normas e a precaução. É um vírus que pode se espalhar rapidamente, enquanto autoridades estamos realizando todo trabalho necessário de contenção da doença, mas é preciso a efetiva participação do cidadão”.

Entenda o caso

O novo caso foi registrado por um cidadão chinês de grupo de risco por idade, o qual não teve o nome revelado, que teria vindo de São Paulo em veículo próprio acompanhado com um motorista, no dia 26 de março.

O infectado teria vindo a fronteira já que possui familiares com residência em Ponta Porã. Conforme relato divulgado durante a entrevista coletiva, assim que sentiu sintomas típicos do Coronavirus procurou o Hospital Cassems, não tendo cobertura em seu Plano de Saúde foi imediatamente atendido no Hospital Regional de Ponta Porã e submetido a todos os exames e procedimentos que detectaram uma possível infecção típica do Covid-19.

Assim que soube o paciente contratou uma ambulância particular com motorista e enfermeiro e seguiu para internação em Hospital particular em Campo Grande, capital do Estado.

O Hospital Regional de Ponta Porã solicitou a agilidade na liberação do teste, que foi dado como positivo para o Covid-19.

O prefeito Hélio Peluffo lamentou a constatação de mais um caso de COVID 19 em Ponta Porã, que vem realizando um amplo trabalho de conscientização junto a população para evitar o contágio e consequente aumento dos casos de coronavírus na fronteira.

“Logo que soube da notícia fiquei muito triste, pois temos dedicado todos os esforços junto a nossa equipe para evitar a proliferação dos contágios de Coronavírus em nossa cidade, seguindo rigorosamente todos os procedimentos previstos pelos especialistas” Disse Hélio.

Hélio Peluffo disse ainda que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, tomou todas as providencias necessárias higienizando a residência, isolando as pessoas que estavam próximas ao infectado e mantendo em quarentena enfermeira e motorista que acompanharam o paciente até Campo Grande.

Ponta Porã havia confirmado até agora apenas 01 caso de Covid-19, como o paciente Chines possui domicilio no município, o caso será registrado na fronteira. Assim sendo o segundo caso confirmado.

Veja também
plugins premium WordPress