Ponta Porã realiza reunião binacional de combate à dengue na fronteira

A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Saúde e em parceria com a SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Conass, realizou na teerça (9/4), e quarta-feira (10/4), a segunda reunião binacional com apresentação do cenário epidemiológico de Arboviroses: dengue e chikungunya.

Participaram do encontro as secretarias municipal e estaduais de Saúde, prefeitura de Pedro Juan Caballero, Vigilância Hospitalar e Epidemiologia do Paraguai.

Foram apresentados os dados epidemiológicos, de controle vetorial, fluxo laboratorial, cobertura vacinal, dados da atenção primária e ainda dados hospitalares do Brasil e Paraguai.

Hoje, foi realizado manejo clínico, de dengue, chikungunya, oroupuche e mayaro, para os profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeuta, ministrado pelo médico-infectologista Rivaldo Venâncio, da Fiocruz.

“É importante programar e alinhar as ações epidemiológicas para os próximos meses entre a SES, as Secretarias Municipais de Saúde e o Paraguay em razão da faixa de fronteira seca”, disse Larissa Castilho, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.

A vacinação é uma ferramenta importante no combate às arboviroses, principalmente a dengue. Existe a oferta desta vacina nos postos de saúde, para a faixa etária de dez a 14 anos. Esta faixa de idade para vacinação é recomendada pela Organização Mundial de Saúde e se mostra instrumento aliado importante no combate da dengue.

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde visa trabalhar a qualificação dos dados e análise que se tem no Sistema Único de Saúde. O evento ocorrido nesses dois dias em Ponta Porã, qualifica os dados nas áreas de fronteira para identificar tendências e problemas. A nível nacional, o Brasil enfrenta um problema com as arboviroses, em especial a dengue. As análises destes dados pelo CONASS ajudam os gestores a tomar decisões estratégicas no combate eficiente às arbovirose..

A diretora de Vigilância Sanitária do Paraguai, Agda Cabello, disse que o combate à dengue é um problema sério entre os países do continente e que o enfrentamento deve ser feito de maneira conjunta. “A dengue é um problema sul-americano que afeta principalmente Brasil e Paraguai e qualquer iniciativa neste sentido é válida”.

Veja também
plugins premium WordPress