Município recebeu certificado do PACPOA-MS e abriu mercado estadual para pequenas agroindústrias
O Serviço de Inspeção Municipal de Ponta Porã (SIM-POA), executado pelo Consórcio Intermunicipal Sul-Fronteira, recebeu no dia 8 de dezembro o Certificado de Adesão ao PACPOA-MS — Programa de Apoio à Comercialização de Produtos de Origem Animal de Mato Grosso do Sul.
Com a certificação, todas as agroindústrias do município que possuírem registro no SIM e cadastradas no programa, passam a ter autorização imediata para comercializar produtos de origem animal em qualquer cidade do Mato Grosso do Sul, ampliando de forma inédita o alcance de seus mercados. Assim, Ponta Porã supera uma limitação histórica: antes, produtos de origem animal com inspeção municipal só podiam ser vendidos dentro do próprio município. Agora, passam a ter validade estadual, fortalecendo a economia local, incentivando a formalização dos produtores.
A entrega da certificação foi realizada pelo secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da pasta, Rogério Beretta. O documento foi recebido pelo secretário-executivo do Consórcio Sul-Fronteira, Wallyson Colombo, e pela coordenadora do SIM-POA, Rayanne de Souza. Também participaram da reunião o coordenador de Pecuária da Semadesc, Marivaldo Miranda, e o gestor do PACPOA-MS, Rubens Rondon.
Durante a cerimônia, o secretário Jaime Verruck destacou o impacto inovador do PACPOA-MS para o setor produtivo estadual, “O programa permite que os consórcios intermunicipais, que já possuem estruturas de expansão municipal, comercializem produtos com registro sanitário no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em todo o Estado. Essa medida amplia o mercado e o potencial de comercialização para os pequenos negócios, que são os principais beneficiados. ” Ele reforçou ainda o caráter estratégico da iniciativa: “O Estado está criando as condições para que os pequenos empreendedores tenham competitividade e prosperidade. O PACPOA-MS é mais do que um programa: é um símbolo da transformação da economia local, da valorização do trabalho e da confiança na qualidade do que é produzido em Mato Grosso do Sul. ”
O desenvolvimento regional é resultado da parceria entre o município e Governo do Estado atuando de forma integrada, unindo inspeção, apoio técnico e políticas de expansão de mercado. Essa parceria fortalece os pequenos produtores, amplia a competitividade e impulsiona a economia regional.
O PAC-POA é desenvolvido pela Semadesc, em parceria com a Iagro, Agraer e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o programa estabelece critérios técnicos para garantir que os serviços municipais de inspeção atendam às normas sanitárias compatíveis com o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI-POA). Com a coordenação técnica da Iagro, os municípios recebem o Certificado de Adesão, passando a integrar a rede estadual de comercialização.
A certificação deve beneficiar diretamente pequenos laticínios, agroindústrias familiares, entrepostos de ovos, mel e demais produtores locais, que passam a operar em condições mais competitivas, com maior escala e acesso a novos mercados. Além de fomentar a economia, a iniciativa deve estimular a adoção de boas práticas de fabricação,
elevar o padrão de qualidade dos produtos e fortalecer a identidade produtiva da fronteira sul-mato-grossense.
