Prefeitos de Ponta Porã, Pedro Juan e Secretário de Saúde de MS se unem para combater H3N2 e Covid-19

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo e o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende participaram nesta quarta-feira, do lançamento da “Ação na Fronteira. Brasil e Paraguai juntos pela saúde da população”. A cerimonia de lançamento foi realizada na Linha Internacional, antiga Praça Lício Borralho, onde duas carretas da saúde da Prefeitura de Ponta Porã foram instaladas.

A inédita ação entre autoridades sanitárias do Brasil e do Paraguai visam combater a disseminação da Covid-19 do vírus Influenza H3N2. O início de ano no Estado foi alarmante em números casos da Covid-19 e H3N2 e isso fez com que as secretarias de saúde de Ponta Porã e Mato Grosso do Sul desenvolvessem estratégias para evitar que os casos se alastrassem na região e assim evitar o colapso na rede de saúde.

Preocupado com a situação, o prefeito Hélio Peluffo tomou a iniciativa de convocar as autoridades sanitárias do Paraguai, para juntos traçar planos para combater a disseminação das doenças na região de fronteira. A iniciativa foi prontamente atendida pelas autoridades do Paraguai. O diretor da 13ª Região Sanitária do Ministério de Saúde Pública e Bem Estar Social do Paraguai, Saul Recalde, se reuniu com autoridades do país e vizinho e definiu em conjunto com a Prefeitura de Ponta Porã, os atendimentos de testes de Covid-19 e Influenza H3N2 e vacinação na Linha Internacional em um trabalho unificado dos profissionais de saúde do Brasil e do Paraguai.

O prefeito Hélio Peluffo destacou a ação inédita entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. “É algo que estamos buscando há muito tempo. A doença não tem fronteira, não tem barreira, passa de uma cidade para outra sem controle. Nós temos inúmeros brasileiros que moram do lado paraguaio e também muitos paraguaios que moram no Brasil. Enfrentamos uma doença que não respeita fronteira. Então é necessário uma ação conjunta entre as duas cidades e os dois países para imunizar e principalmente conscientizar a população sobre os cuidados a serem tomados”, afirmou Hélio Peluffo.

O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende falou que a iniciativa do prefeito de Ponta Porã precisar ser modelo para outros municípios. “Grande iniciativa do prefeito Hélio Peluffo e dos profissionais em saúde de Ponta Porã e de Pedro Juan Caballero. É uma ação inédita e que deve ser levada para outros municípios da região de fronteira. São ações assim, com testes e vacinação que nos permitem monitorar o avanço das doenças, para que se possa combater da melhor forma”, declarou Resende.

Saul Recalde, representante do Ministério de Saúde Pública e Bem Estar Social do Paraguai, destacou a importância da ação conjunta. “De uma reunião frutífera com o prefeito Hélio Peluffo e secretário de saúde, Patrick Derzi, surgiu esta ação entre brasileiros e paraguaios,

que com certeza redunda em benefício da população fronteiriça. Esse trabalho vai ser muito importante aqui para a fronteira. Os testes são importantes para detectarmos a doença e em caso de casos positivos já trabalhar com a vacinação. Tomara que seja só um início de trabalho conjunto. Temos muita afinidade com o setor de saúde de Ponta Porã e um trabalho como o que está sendo realizado agora só traz benefícios à população da fronteira.

O Prefeito de Pedro Juan Caballero, Robert Acevedo e o Governador do Departamento de Amambay, Ronald Acevedo também estiveram presentes no lançamento da ação e destacaram a importante parceria entre Brasil e Paraguai.(Foto: Assessoria)

Veja também
plugins premium WordPress