Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

Profissionais do HR de Ponta Porã participam de workshop de enfrentamento ao Covid-19

Profissionais do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, participaram de capacitação neste domingo (21) no Centro Internacional de Convenções da cidade. O workshop foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Unimed e Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã com apoio da direção da unidade. O treinamento foi realizado por equipe de médicos, enfermeiros, fisioterapeuta e socorristas da Unimed de Campo Grande e teve intuito de atualizar as medidas teórico-práticas de enfrentamento ao Covid-19.

“É importante padronizar os fluxos de atendimento. O mundo está numa curva de aprendizado, mas nós já delimitamos os fluxos para que as pessoas sejam atendidas de forma mais racional e  principalmente de forma segura para que ela não contraia a doença no hospital ou transmita para outras pessoas e que os profissionais de saúde se sintam seguros e não sejam agentes de contaminação”, afirmou o médico que atua na Unimed, João Ricardo Tognini.

O treinamento abordou sobre as principais condutas para o tratamento de pacientes respiratórios, paramentação segura, oxigenação, ventilação mecânica e vias aéreas. No período da tarde houve oficina prática e análises de casos clínicos.Patrick Derzi, secretário de saúde do município, destacou a importância da capacitação e segurança dos profissionais. “Nosso intuito é atualizar os servidores da saúde do município e microrregião e conseguirmos conduzir melhor o tratamento clínico desses pacientes e lembrar a importância de uma paramentação adequada promovendo a segurança dos nossos profissionais”, ressaltou.

“O workshop vem agregar à rotina de educação permanente e atualizar a equipe multidisciplinar, conduzir estratégias e protocolos para otimizar o atendimento e ajuda a conter a disseminação do vírus, além de reforçar a segurança dos profissionais”, destacou o diretor-geral do hospital, Demetrius do Lago Pareja.

O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado, conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e é referência na microrregião para o tratamento dos casos de Covid-19. A unidade adequou um setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios. Dentro dessa área há equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores, respiradores e uma Unidade de Terapia Intensiva com capacidade para 10 leitos.

Pax Primavera
Veja também

Ao continuar navegando nesse site, você concorda com o uso de cookies. Estou cienteSaiba mais