Saúde alerta população para o aumento de casos confirmados de Covid-19

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, alerta a população quanto ao aumento de casos positivos para a Covid-19, registrado na primeira semana de 2022 em Mato Grosso do Sul. Segundo levantamento realizado pela SES, comparando a última semana epidemiológica de dezembro de 2021 com a do início deste ano, até o momento, a taxa de positividade subiu para 14% entre os exames RT-PCR realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS).

Segundo o secretário de Estado de Saúde, as equipes da Secretaria de Estado de Saúde estão acompanhado a evolução de casos e fazendo o monitoramento epidemiológico.

“Nossa equipe tem acompanhando toda a situação epidemiológica, não só da Covid-19, mas como do vírus da Influenza no Estado. O aumento de casos tem nos preocupado considerando que esta alta ocorre em razão da aglomeração das festas de final de ano e o relaxamento do uso de máscaras e ainda a falta de vacinação. Os reflexos destas comemorações começam a ser sentidos agora. Por isso, nós pedimos que as pessoas que ainda não se vacinaram, vacinem-se”.

Conforme o levantamento realizado pela SES, em comparação com a semana epidemiológica 52, de 26 de dezembro a 1º de janeiro de 2022, o Lacen/MS realizou 1.860 exames, sendo deste total, 153 positivos, representando um índice de positividade para Covid-19, de 8,2%. Em comparação, com a primeira semana de 2022, de 2 a 6 de janeiro (parcial), o Lacen/MS analisou 1.876 exames, sendo que deste total, 273 positivos representando um índice de positividade de 14,6% para a Covi-19.

“Isto mostra que nós estamos com uma circulação viral importante em nosso Estado. Então, nós recomendamos que a população siga as orientações, como o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento físico. Se previnam, tomem a vacina! Protejam a quem você ama”, destaca a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.

Assim, percebe-se que para a Covid-19, os exames de RT-PCR realizados no Lacen/MS durante todo o mês de dezembro totalizaram 6.367 exames analisados, sendo 205 exames/dia, enquanto que nos primeiros cinco dias de 2022 referente a SE-01 já registrou 1.876 exames, sendo 375 exames/dia, ou seja, aumento de 83% na procura por exames no Estado.

Influenza

Outra preocupação é quanto aos casos de Influenza em Mato Grosso do Sul. O Estado infelizmente, já registrou seis óbitos recentemente por Influenza A (H3N2). Em comparação com as semanas epidemiológicas, última de dezembro 2021 e a primeira de 2022 (parcial porque se encerra no sábado), o Lacen/MS já registra ligeiro aumento.

Segundo o levantamento, de 26 de dezembro a 1º de janeiro de 2022, o Lacen/MS realizou 398 exames, sendo que destes, 187 foram positivos para a Influenza, o que representa índice de 47% de positividade. Já, no período de 2 a 6 de janeiro de 2022, o Lacen/MS realizou a análise de 295 exames, sendo que deste total, 141 foram positivos para a Influenza, com índice de 47,8% de positividade.

“Nós queremos pedir à população para que só procurem a unidade de saúde, caso tenham algum sintoma respiratório. É importante, que a população tenha a consciência que é preciso se vacinar e que é preciso fazer o uso das medidas de biossegurança. Os vírus estão presentes, estão em circulação, e precisamos que a população se proteja em nosso Estado”, conclui Geraldo Resende.

Veja também
plugins premium WordPress