Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância encontram mais de 40 focos de Dengue em Ponta Porã

A Secretaria Municipal de Saúde alerta os moradores de Ponta Porã para o aumento de casos de Dengue principalmente neste início de 2024. O período é considerado ideal para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, com chuvas e calor.

A proliferação se dá quando o mosquito encontra condições ideais para sua reprodução: água parada e sujeira acumulada. Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a cada postura, são 200 a 300 ovos depositados em locais não cuidados.

A Secretaria de Saúde, através do Cievs e da Vigilância em Saúde, visitaram 1,5 mil imóveis, nos quatro cantos da cidade e encontraram 47 focos de Dengue, ou 3,9% do total visitado.

Os bairros com maior número de focos são: Parque dos Ipês, Cohab, Vila Áurea, Boa Vista, Panambi, Coopha Fronteira, Nova Ponta Porã, Estoril, Julia Cardinal e o Grande Marambaia.

Para evitar a proliferação dos mosquitos, é necessário que os responsáveis por casas ou terrenos efetuem a limpeza do local e evitem deixar objetos que possam juntar água parada. O mosquito tem uma evolução muito rápida, passando de ovo à adulto em apenas 7 dias.

Veja também
plugins premium WordPress