Secretários de saúde aprovam decisão de não exigir pedido médico para vacinação de crianças

Secretários municipais de saúde de diferentes regiões do Estado concordam com a decisão do Governo estadual, que autorizou os municípios a realizarem a vacinação em crianças entre 5 a 11 anos de idade, contra covid-19, sem a necessidade de exigência de pedido médico, mas sendo necessário apenas o acompanhamento dos pais e responsáveis, com a devida documentação.

Eles alegaram que a decisão foi coerente e sensata, já que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a vacinação das crianças nesta faixa etária em todo Brasil. “Estamos apoiando a ciência e trabalhando para manter a segurança da saúde da família sul-mato-grossense”, descreveu o secretário municipal de Saúde de Corumbá, Rogério do Santos Leite.

Rogério Leite, que também é presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS), ressaltou que a decisão segue o mesmo posicionamento da entidade. “Se trata de um posicionamento do Cosems desde 16 de julho, quando a visita do ministro da Saúde ao Estado. Nesta oportunidade entregamos um ofício solicitando a inclusão da vacinação das crianças”.

Para Elaine Cristina Ferrari, secretária de Saúde de Três Lagoas, foi uma decisão que teve o apoio da maioria dos municípios. “Uma decisão coletiva, baseada na opinião de todos. Acredito que se trata da melhor decisão possível, que era necessário para este novo momento”.

Avaliação criteriosa

Na região de fronteira, o secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Carvalho Derzi, lembrou que esta autorização segue uma avaliação criteriosa da Anvisa. “Teve a aprovação da Anvisa, que é um órgão sério, que a gente confia. Se trata de mais uma ação para voltarmos o quanto antes para normalidade”.

Derzi cita que a vacinação em massa na zona de fronteira, com a vacina “Janssen” ajudou a reduzir os casos de covid-19 na região. “Houve uma queda brusca de casos da doença, que melhorou bastante nosso cenário, assim como a ocupação de leitos que diminuiu”.

Moacir Gomides Teixeira, secretário de Porto Murtinho, afirmou ser a favor da vacinação nas crianças. “Se os pais já tomaram a vacina, também querem ver seus filhos pequenos imunizados e protegidos contra doença. Tem que começar em breve em todas as cidades”.

Principal ponto turístico do Estado, o secretário de Bonito, Nivaldo Inácio Carneiro, ponderou que a cidade vai estar à disposição para esta vacinação. “É uma novidade para todos nós, mas se teve o aval da Anvisa não temos como ser contra. Agora é se preparar e quando chegar (vacinas) cumprir todas as regras estabelecidas”.

Autorização

Para autorizar os municípios a vacinar as crianças de 5 a 11 anos, sem precisar de pedido médico, o governo do Estado teve uma resolução apresentada e aprovada em reunião reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no dia 27 de dezembro.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, descreveu os pontos a serem cumpridos nesta vacinação. “No momento da aplicação será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. Os pais ou responsáveis deverão estar em mãos, além da carteira de vacinação, com a certidão de nascimento ou documento de identidade da criança”.

A autorização concedida pela Anvisa veio após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

Veja também
plugins premium WordPress