SES prorroga campanha de multivacinação até 30 de novembro

A campanha teve início em 1 de outubro e encerraria na sexta-feira (29), tendo como objetivo a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes. O Programa Nacional de Imunização (PNI) determinou a prorrogação da campanha por mais 30 dias. Com o novo prazo, os pais poderão levar seus filhos para se vacinarem até 30 de novembro.

Mato Grosso do Sul, desde o início da campanha de multivacinação, atualizou a carteira vacinal de 20.224 crianças e adolescentes, com a aplicação de 47.054 doses, sendo 1.136 doses da BCG, 5373 doses da pentavalente, 6.355 doses contra poliomelite, 3.145 doses contra rotavírus humano, 5.126 doses da pneumocócica, 6.627 doses da meningocócica, 4.704 doses da febre amarela, 3.336 doses da tríplice viral, 8 doses da hepatite A, 3.318 doses da varicela, 1.407 doses da hepatite B, 3.213 doses da DTP, 3.375 doses da HPV e 15 doses da dTpa.

Segundo a coordenadora estadual de vigilância epidemiológica, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, está ocorrendo uma procura grande pela campanha de multivacinação e a prorrogação será uma oportunidade para aqueles que desejam realizar a atualização da carteira de vacinação. “Estamos satisfeitos com o resultado da campanha por se tratar de atualização da caderneta de vacinação”, completou.

Para atender a campanha, todas as unidades de saúde das 79 cidades do Estado estão abastecidas com as vacinas.

A SES alerta sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como, por exemplo, da pólio, rubéola e da síndrome da rubéola congênita.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes.

Veja quais são as vacinas disponíveis:

Vacinas disponibilizadas para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Vacinas disponibilizadas para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.

Veja também