Vacina Influenza está liberada para todas as idades em Ponta Porã

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de saúde e coordenação de imunização, está liberando a vacina Influenza para todas as faixas etárias no município. A intenção é aumentar a cobertura vacinal do público alvo, que está abaixo da meta de imunizados contra a gripe.

De acordo com Isabela Pini Guerreiro, gerente da Vigilância em Saúde da prefeitura de Ponta Porã, o objetivo é aumentar o número de vacinados do grupo prioritário, já que a procura pela vacina está bem abaixo do esperado. “Para que a vacinação seja aberta a toda a população, o Ministério da Saúde estipula metas. E como o alcance de imunização está bem abaixo do esperado, a vacinação está liberada para todas as idades, dessa forma pretendemos atingir o público prioritário e por consequência, aumentar a imunização de toda a população”, declarou Isabela.

Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são os idosos acima de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança, de salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

De acordo com números da secretaria municipal de saúde, o público prioritário em Ponta Porã, é de 33.477. Até o momento, 9.386 foram imunizados, alcançando 28,46% do público alvo, um número considerado baixo. Para aumentar a imunização, a partir desta semana a vacinação está liberada para todas as idades, como forma de ampliar a imunização dos grupos prioritários. “Com a liberação para todas as idades, a ideia, é que os considerados prioritários venham também tomar a vacina. A orientação que damos a todos é que não deixem de tomar a vacina”, disse Isabela Pini Guerreiro.

Os postos de saúde estão realizando a imunização e o atendimento a população é realizado de 07 às 11 horas pela manhã e de 13 às 17 horas no período da tarde.

Veja também
plugins premium WordPress