Para Caravina tecnologia é fundamental para consolidar modernização de MS

O secretário de Governo Pedro Caravina destacou o protagonismo nacional que Mato Grosso do Sul passa a exercer como pioneiro das novas tecnologias, com a implementação do Centro de Operações da Infovia Digital, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Essa moderna rede de fibra óptica, em parceria com a empresa chilena Sonda, passa a conectar os 79 municípios do Estado, inaugurando o processo de transformação digital que trará, ao longo dos anos, impacto social sem precedentes para a população em diferentes setores como saúde, segurança e educação.

“Nós construímos esse projeto porque sabemos aonde queremos chegar. Caminhamos para o futuro, como um dos estados que mais crescem justamente porque investimos em inovação, tecnologia e na modernização de serviços. Trabalhamos para sermos referência nacional com um grande case de desenvolvimento regional que vai transformar a realidade da nossa gente”, ressalta o secretário.

Otimista com o projeto, Caravina esclareceu que o avanço da conectividade digital no Estado vai ampliar o desenvolvimento socioeconômico de todas as regiões, além de melhorar as oportunidades de investimentos nas cidades, com mais empregos e melhora da renda para a população sul-mato-grossense.

“A infovia proporciona tecnologia de ponta para nossos municípios com uma internet de alta velocidade. Isso torna a estrutura de serviço, de atendimento à sociedade, mais eficiente, ágil, melhorando a produtividade das empresas que pretendem se instalar em Mato Grosso do Sul”.

O secretário explicou ainda que o novo processo de conectividade irá reduzir os custos da telefonia em MS, substituindo sistemas antigos e praticamente sem operação por modernas ferramentas de conexão.

Outro fator mencionado por ele durante o evento são os pontos públicos de internet wi-fi em 129 praças públicas em todas as cidades do Estado, além de câmeras de monitoramento remoto que irão aperfeiçoar os serviços de segurança pública e socorro. Já na Capital, o acesso à internet gratuita será oferecido no Parque do Sol, Praça do Peixe, Praça Bosque da Paz, Praça Recanto dos Pássaros e Praça República da Bolívia.

A nova tecnologia engloba ainda a melhora do sistema digital do governo, interligando secretarias e unidades administrativas com uma rede de dados de alta capacidade e velocidade.

Futuro

A nova tecnologia que ligará todo o Estado contará com 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica. Os serviços permitem a conexão interna (intranet) ligando todos os 1.634 pontos do Estado com a conexão de políticas públicas, segurança de sistemas, sistemas informatizados e melhora na gestão de contratos e processos administrativos.

Em um futuro projeto de extensão, a rede poderá oferecer serviços de alta demanda de banda (vídeo monitoramento, diagnóstico de imagens médicas, ensino à distância).

Veja também
plugins premium WordPress