O início da semana em Mato Grosso do Sul será marcado por mudanças no tempo. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a passagem de uma frente fria combinada com áreas de baixa pressão atmosférica deve provocar aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e até tempestades isoladas entre esta segunda (6/10), e terça-feira (7/10).
Durante esse período, o sol aparece entre nuvens, mas há possibilidade de chuva em praticamente todas as regiões do estado, com destaque para o centro-sul, sudoeste e oeste. Em alguns pontos, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h e incidência de raios.
As temperaturas seguem elevadas no início da segunda-feira, mas a tendência é de queda gradual com o avanço da frente fria. As mínimas devem variar entre 18°C e 20°C, e as máximas podem chegar aos 38°C, especialmente nas regiões pantaneira e norte. Em Campo Grande, os termômetros ficam entre 23°C e 35°C na segunda, mas já na terça a mínima cai para 17°C, e a máxima não passa dos 29°C.
Entre quarta (8/10), e quinta-feira (9/10), o tempo volta a ficar mais firme em grande parte do estado, sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica. Apesar disso, ainda há chance de pancadas isoladas de chuva, principalmente nas regiões norte, bolsão e sul.
A sensação será de friozinho pela manhã. No sul do estado, as temperaturas mínimas podem chegar a 11°C, e as máximas não devem ultrapassar 29°C. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar entre 16°C e 31°C.
Segundo o Cemtec, o modelo meteorológico indica acumulados de chuva entre 60 e 200 milímetros até o dia 21 de outubro, com destaque para o extremo sul do estado. O órgão recomenda atenção às atualizações diárias, já que as previsões de médio prazo podem sofrer variações.
