Outono começa e estiagem ganha força no Estado; confira a previsão

O outono começou nesta quarta-feira (20/3), e está enganado quem acha que as altas temperaturas irão dar uma trégua. Pelo contrário, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Climatempo de Mato Grosso do Sul), a estação deverá ser marcada pela continuação da estiagem durante os meses de abril a junho, com previsão de chuvas reduzidas e abaixo da média história no Estado.  

O prognóstico realizado pelo Centro de Monitoramento é que de que no outono os índices de precipitação acumulada sejam ainda menores do que durante o verão, já marcado pela falta de chuvas e as ondas de calor.

“A combinação dos modelos mostra que as chuvas devem ficar abaixo da média histórica para o período de abril, maio e junho. Os dados coletados também mostram chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Estado”, afirma o relatório do Centro de Monitoramento.

A situação climática, de tendência de chuvas abaixo da média e temperatura do ar acima da média histórica, ainda está relacionada à atuação do fenômeno El Niño, que deverá apresentar um enfraquecimento gradual nos próximos meses.

Previsão do tempo para Ponta Porã

Em Ponta Porã, esta quarta-feira ainda enfrenta um calor de 36ºC e sem nenhuma previsão de chuva, segundo dados do Climatempo. Cenário que começa apresentar alguma mudança a partir de amanhã – quinta (21/3), quando são previstas chuvas à tarde e à noite. Entretanto, a mínima será de 25ºC e a máxima se mantém a de hoje.

Na sexta-feira (22/3), o dia começa nublado, com possibilidade de garoa à tarde e à noite. No período da manhã, podem ocorrer aberturas de sol. Os termômetros variam entre 21ºC e 30ºC na cidade que faz fronteira com o Paraguai.

Já no sábado (23/3), e no domingo (24/3), o tempo volta a ficar ‘firme’, com mínima de 22ºC e máxima de 29ºC, e 22ºC e 30ºC, respectivamente.

Veja também
plugins premium WordPress