Ponta Porã e toda a região de fronteira com o Paraguai, deve encerrar o mês de outubro sob a influência de instabilidades, marcadas por chuvas e uma variação nas temperaturas, conforme dados dos institutos de climatologia. A última semana do mês promete um cenário de tempo fechado, com alívio do calor apenas na segunda metade da semana.
O domingo (26) e a segunda-feira (27) serão os dias mais críticos, com alta probabilidade de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) chegou a emitir um alerta amarelo para a região de Dourados, vizinha a Ponta Porã, indicando riscos de chuvas intensas (até 30 mm/h) e ventos de até 60 km/h com risco de corte de energia e alagamentos.
- Domingo (26): Dia de chuva e pancadas, com temperaturas variando entre 18 graus centígrados e 23 graus centígrados.
- Segunda-feira (27): A previsão aponta para temporais e chuvas fortes, com máxima 24 graus centígrados e mínima de 18 graus centígrados.
A partir de terça-feira (28), a chuva deve diminuir em intensidade, mas o tempo permanecerá nublado e mais frio, sob a influência de uma massa de ar que avança sobre o Sul e Centro-Oeste do país.
- Terça-feira (28): Continua chuvosa, mas com temperaturas mais amenas, variando entre 16 graus centígrados e 24 graus centígrados.
- Quarta-feira (29): Será o dia mais frio da semana, com a máxima não devendo passar de 22 graus centígrados e a mínima atingindo 14 graus centígrados, com tempo mais nublado e pouca probabilidade de chuva.
O final de outubro e a véspera do feriado de Finados (sábado, 1º de novembro) devem trazer um leve aumento nas temperaturas, mas com a possibilidade de retorno das pancadas de chuva, encerrando o mês em um padrão mais típico da primavera.
- Quinta-feira (30): Máxima de graus e mínima de 16 graus, com possibilidade de chuva leve.
- Sexta-feira (31): As temperaturas podem atingir 25 graus, mas com chance de chuva leve durante o dia.
O acumulado de chuva para outubro em Ponta Porã já atingiu cerca de 60 por cento da média histórica, que é de 168 milímetros para o mês, indicando que as precipitações desta última semana serão cruciais para atingir ou superar o volume esperado para o período.
