Semana começa com sol e calor na fronteira

O tempo firme deve predominar em grande parte da semana em Mato Grosso do Sul. Previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica que um sistema de alta pressão vai manter o tempo quente e seco entre segunda (7) e quarta-feira (9) no Estado. 

A tendência é de que as temperaturas máximas possam chegar aos 38°C e a umidade relativa do ar fique bastante baixa com valores entre 15-35% nas horas mais quentes do dia, principalmente em municípios das regiões centro sul e leste. 

O calor forte associado a umidade favorece a formação de nuvens que podem provocar pancadas de chuva com tempestades em áreas isoladas. 

O Cemtec indica que na porção norte, entre os municípios de Sonora e Pedro Gomes, existe a probabilidade para chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios. 

Na quinta-feira (10) o tempo ainda seguirá firme durante o dia, porém entre tarde e noite os modelos meteorológicos indicam tempo instável com probabilidade para chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido a convergência de umidade, aquecimento diurno e o avanço de um cavado com destaque para a parte sul do Estado. 

Para esta segunda-feira em Campo Grande, a Climatempo estima sol e aumento de nuvens pela manhã com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas podem variar entre 23°C a 34°C. 

Em Dourados, as máximas podem chegar a 37°C, e o tempo fica firme ao longo de todo dia com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite.  

Veja também