Murtinho abre a pesca e anuncia plano de fomento ao turismo

Um grande evento será realizado neste sábado (11), em Porto Murtinho, para celebrar o início da temporada de pesca esportiva no Rio `Paraguai e seus afluentes e marcar o lançamento do plano de desenvolvimento ao turismo para 2023, que marca a reestruturação do setor visando diversificar as atividades com foco na Rota Bioceânica, que vai transformar a região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
O turismo é uma das prioridades da administração do prefeito Nelson Cintra, que está preparando a cidade, com o apoio do Governo do Estado e da bancada federal, para atrair novos empreendimentos em todos os setores da economia, sobretudo no setor da chamada indústria sem chaminé. Porto Murtinho, situado no Pantanal, tem um grande potencial no setor turístico, não apenas de pesca, mas também no ecoturismo.
“O turismo é um segmento que terá um grande salto de desenvolvimento com a chegada da Rota Bioceânica, vamos receber muitos turistas do Paraguai, da Argentina, do Chile e de outros países e temos que estar preparados, ter bons serviços e bons roteiros”, disse o prefeito.
Uma das ações do plano municipal de turismo é na área de capacitação de mão-de-obra, segundo Cintra. No evento deste sábado, a prefeitura entregará certificados aos piloteiros (ou guias de barco) que participaram de um curso realizado em novembro do ano passado. Novos cursos serão programados durante o ano, informou o secretário municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Clayton Castilho.


Programação

Em conjunto com outras secretárias, o Turismo organizou um grande evento para este sábado, a partir das 7h, na orla do porto-geral da cidade fronteiriça. Durante todo o dia, serão realizados torneios de vôlei e futibôlei, além de passeio ciclístico e zumba. Às 19h, no Cine Teatro Nei Machado Mesquita, acontecerá a palestra do turismólogo Rogério Chelotti, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).
Coordenador do setor de planejamento e ações para o mercado de pesca esportiva, dentro da Diretoria de Promoção e Mercado da Fundação, o palestrante abordará um tema que tem tudo a ver com o atual momento político e econômico de Porto Murtinho: as tendências de mercado para o turismo com a Rota Bioceânica. Na sequência do evento, o secretário Clayton Castilho fará a apresentação do plano de trabalho de sua pasta para este ano.

Prefeito Nelson Cintra e o secretário Clayton Caastilho. (Fotos: Assessoria)
Veja também
plugins premium WordPress