Agepen recebe 1,3 mil livros em campanha do Ministério Público

Para estimular o hábito da leitura nos reeducandos de Mato Grosso do Sul, uma campanha estadual arrecadou cerca de 1.300 obras literárias que irão compor os acervos das bibliotecas de unidades penais da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

A entrega foi realizada, nesta semana, e foi resultado da ação realizada pelo Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (GAEP).

A leitura contribui no processo de reinserção social do custodiado, diante da capacidade de agregar valores ético-morais em sua formação. Dentre os livros arrecadados estão literaturas clássicas, biografias, história do Brasil, romances, obras científicas, entre outros.

A titular da 50ª Promotoria de Justiça, promotora Jiskia Sandri Trentin fez a entrega ao diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, na Sede da agência penitenciária.

De acordo com o dirigente, a parceria interinstitucional tem garantido avanços em ações efetivas para a reintegração social dos apenados. “O Ministério Público tem sido muito atuante, contribuindo de forma assertiva em nossa principal missão dentro do tratamento penal”, destacou Aud.

Esta representa a primeira mobilização do Grupo em prol desta arrecadação e envolveu as Promotorias de Justiça da capital e interior do estado.

Para a promotora Jiskia, o ponto primordial é a retirada do ócio, é proporcional algo útil a ser feito enquanto cumprem pena. “Nesse sentido, o livro é o que abre a mente, permite aprendizado em várias searas do conhecimento. Então só vemos pontos positivos em proporcionar novas obras às unidades penais”, ressaltou.

Durante a entrega, a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro, informou que os livros serão avaliados e direcionados às unidades penais, conforme a necessidade de cada local. “Inclusive, poderão ser direcionados aos projetos de Remição pela Leitura, a depender do número de exemplares e características das obras”, finalizou.

Veja também
plugins premium WordPress