Com inscrições abertas até amanhã, Uems oferta 1.142 vagas pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022 está aberto até sexta-feira (18), para inscrições em 58 cursos de graduação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). São ofertadas 1.142 vagas nos cursos distribuídos em unidades presentes em 14 cidades de Mato Grosso do Sul.

Para a realização da inscrição no Sisu, o/a candidato/a deverá acessar o portal do MEC/ENEM/SiSU http://sisu.mec.gov.br , com o número e a senha utilizada na inscrição da Edição 2021 do ENEM. Caso o(a) candidato(a) não lembre ou tenha perdido a sua senha, deverá recuperá-la em link específico no mesmo portal.

O Sisu ficará disponível para inscrição de candidatos/as no período de 15 de fevereiro até às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de fevereiro de 2022, observado o horário oficial de Brasília-DF, no portal do MEC/ENEM/SiSU, com o endereço acima indicado. O/A candidato/a poderá se inscrever no Processo Seletivo do SiSU em até 2 (duas) opções de curso.

Ao se inscrever no Sisu 2022, o/a candidato/a deverá especificar suas opções de inscrição dentre os cursos e vagas ofertadas pela UEMS em ordem de preferência, local de oferta, curso, turno; e a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer, de acordo com as especificações.

É VEDADA a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Durante o período de inscrição, o(a) candidato(a) poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

A UEMS irá garantir o acesso à Internet para realização da inscrição no SiSU 2022, com a disponibilização nas Unidades Universitárias da UEMS de rede aberta (wi-fi), para uso em equipamento do(a) próprio(a) candidato(a), ou em equipamento da instituição indicado exclusivamente para essa finalidade, de acordo com o horário de funcionamento de cada Unidade Universitária.

O resultado da Chamada regular será divulgado no dia 22/02, com as matrículas dos candidatos selecionados na chamada regular previstas para ocorrerem de 23/02 a 8/03. A manifestação de interesse em participar da lista de espera deverá ocorrer de 22/02 a 8/03. A divulgação da lista de espera no site da UEMS será divulgada a partir de 9/03; com a convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 10/03.

Novos cursos

A UEMS oferta no Sisu 2022 quatro novos cursos de graduação: Tecnologia em Logística ( Unidade de Jardim), Sistemas de Informação (Unidade de Nova Andradina), Agronomia (Unidade de Maracaju) e Agronomia (Unidade de Mundo Novo).

Os cursos de Tecnologia em Logística (Jardim) e Sistemas de Informação (Nova Andradina) ocorrerão no período noturno, cada um com 20 vagas totais (12 vagas ampla concorrência, Políticas de ações afirmativas: 4 vagas para negros, 2 vagas para indígenas e 2 para residentes em MS). Já os cursos de Agronomia, das unidades de Maracaju e Mundo Novo, serão ofertados em período integral, cada um com 24 vagas totais (15 vagas ampla concorrência, Políticas de ações afirmativas: 5 vagas para negros, 2 vagas para indígenas e 2 para residentes em MS).

Quem pode fazer a Seleção do Sisu UEMS 2022?

O SiSU 2022 destina-se ao/a candidato/a que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2021 e concluiu o Ensino Médio até a data prevista para a matrícula, EXCETO na condição de treineiro(a). Para a efetivação da matrícula, o(a) candidato(a) deverá certificar-se dos documentos exigidos no Edital de Convocação para Matrícula, que será disponibilizado no endereço eletrônico UEMS www.uems.br/ingresso/sisu .

Os resultados do Sisu 2022 serão válidos somente para ingresso no ano letivo de 2022 até o limite do número de vagas dos cursos. O início das aulas será em março de 2022, de forma presencial.

Política de Reserva de Vagas na UEMS

Dentro do processo Sisu-UEMS 2022, em cumprimento ao disposto na RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.313, de 4 de agosto de 2021, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será pelas modalidades de concorrência abaixo relacionadas:

a) por Acesso Universal (Vagas Gerais); e

b) por Regime de Cotas em seus cursos, sendo:

20% (vinte por cento) para candidatos(as) Negros/as (preto/a e pardo/a) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

II. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

III. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Residentes em Mato Grosso do Sul.

Os/as candidatos/as deverão, obrigatoriamente, optarem pela vaga à qual desejam concorrer e verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das seguintes Leis: Lei Estadual nº 5.541, de 15 de julho de 2020; a Lei Estadual nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002; a Lei Estadual nº 2.605, de 6 de janeiro de 2003.

Acompanhe em: http://www.uems.br/ingresso/sisu.

Veja também