Governo anuncia distribuição de 80 mil testes de Covid-19 aos 79 municípios

O Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), por meio do presidente e secretário estadual de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, divulgou nesta segunda-feira (10), que o Estado distribuirá 80 mil testes de Covid-19 aos 79 municípios e também intensificará a campanha de vacinação.

Riedel destacou que está “descartada qualquer medida de restrição neste momento. As pessoas relaxaram no final do ano e o resultado tá aí, misturado com a Influenza, mas, acreditamos que mantendo a vacinação teremos resultado”.

As duas medidas que visam frear o avanço do Coronavírus em MS foram tomadas após duas horas de reunião.

“O que nos levou à decisão foi o número de óbitos, pois temos que proteger o sistema de saúde. Outra deliberação foi manter os leitos clínicos e de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] para caso haja essa demanda”, reforçou o presidente do Comitê.

O Estado tem a expectativa que ainda nesta semana as crianças de cinco a 11 anos comecem a ser vacinadas contra a Covid-19. “O Ministério da Saúde colocou a data da primeira remessa no dia 13 de janeiro e pretendemos iniciar já no dia 14 e no dia 15 teremos doses em todos os 79 municípios do Estado”, afirmou.

Outra medida anunciada nesta segunda foi a reabertura de pontos de testagens para a Covid-19 em Dourados, Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá.

Por fim, Eduardo Riedel pontuou que as aulas presenciais nas escolas não devem ser comprometidas. “Se o Ministério da Saúde cumprir sua parte e remeter suas vacinas até o dia 14, vamos aplicá-las em um curto espaço de tempo”, disse.

Veja também
plugins premium WordPress