Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

Março terá acumulados de chuva e calor acima da média em Mato Grosso do Sul

O clima no mês de março em Mato Grosso do Sul será de chuva e temperaturas acima da média, de acordo com prognóstico emitido pelo centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

No quesito chuva, março de 2021 será o oposto do ano passado que registrou El Niño e estiagem. Os modelos meteorológicos CFSv2/NOAA e INMET apontam acumulados expressivos, especialmente na parte centro-norte do Estado, onde a precipitação total esperada varia entre 300 a 400 milímetros. Já para a parte sul são esperadas chuvas abaixo da média com acumulados em torno de 80 milímetros.

“Recomenda-se atenção com chuvas intensas, alagamentos e enxurradas temporárias, elevação no nível dos rios e grande atividade elétrica que favorece a queda de raios durante o mês de março”, orienta a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues.

Sobre as temperaturas, a tendência é que elas fiquem acima da média em grande parte do Estado. A estimativa é que sejam registrados picos de 37°C que combinados com a alta umidade relativa do ar, favoreçam a formação das instabilidades e bastante chuva. A exceção será a região do bolsão, onde as temperaturas tendem a apresentar valores dentro da normalidade esperada para o mês.

Historicamente, as temperaturas no mês de março em Mato Grosso do Sul variam entre 18 °C a 35 °C, com a região pantaneira registrando as temperaturas mais elevadas. Os dados históricos de chuva, mostram variação entre 125 a 200 milímetros para o mês, com os maiores acumulados se concentrando nos setores norte e nordeste.

Pax Primavera
Veja também

Ao continuar navegando nesse site, você concorda com o uso de cookies. Estou ciente Saiba mais