Grupo indígena de Dourados vai se apresentar no Rock in Rio

O Brô MCs, grupo de rap formado por indígenas de Dourados, será uma das atrações do Rock in Rio, um dos maiores eventos musicais do mundo. O grupo formado pelos cantores Bruno Veron, Clemerson Batista, Kelvin Peixoto e Charlie Peixoto vai subir ao palco Sunset, no dia 3 de setembro, acompanhado do rapper Xamã.

Os Brô MC’s ganharam repercussão cantando sobre o cotidiano das aldeias Jaguapirú e Bororó, localizadas na cidade de Dourados, oeste do Mato Grosso do Sul. Citam nas letras das músicas a luta pela terra, a questão da identidade indígena, como problemas de consumo de drogas e álcool e os altos índices de suicídio das aldeias. São um grupo que representa a identidade indígena e leva a cultura desse povo para além das aldeias.

Após o lançamento do CD em 2009, o primeiro grupo de rap indígena do Brasil já se apresentaram no país, sendo um sucesso de crítica não apenas por suas letras e temas abordados, como também pelo valor simbólico cultural de uma junção inusitada do rap com a cultura indígena, do português com o guarani como nas letras “Terra Vermelha” e “Tupã”, e “Eju Orendive”.

Nos últimos anos, eles ganharam projeção nacional por denunciarem em guarani a violência contra os povos indígenas de Mato Grosso do Sul e recentemente foram convidados para gravar uma música no próximo álbum do famoso DJ Alok.

Veja também
plugins premium WordPress