Ação inédita: Mãe de adolescente que morreu vítima da Dengue é a primeira pessoa vacinada em MS

Em uma ação inédita em todo o Brasil, Dourados iniciou na manhã desta quarta-feira (3/1), a vacinação contra a Dengue, conforme já havia sido anunciado em dezembro de 2023. A primeira pessoa a receber o imunizante foi Francislene Costa, mãe do adolescente Júlio Cesar Costa, que morreu em fevereiro do ano passado, vítima da doença.

Emocionada, a mãe que precisou ser forte e se despedir do filho que jogava em uma das categorias de base do clube de futebol Ubiratan, sorriu enquanto recebia a dose que certamente salvará muitas vidas. “Não dói, é um sorriso de felicidade”, disse ela à enfermeira.

A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul deve vacinar aproximadamente 150 mil douradenses com idades entre quatro e 59 anos. A parceria foi desenvolvida entre a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga, já disponível na rede privada de saúde, e que tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.

O laboratório já entregou cerca de 90 mil doses à Secretaria de Saúde do município e o Núcleo de Imunização começou a distribuição para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) na manhã de hoje.

Para receber a primeira dose, basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima, com documentos como CPF e carteirinha do SUS.

O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga, apresentou nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.

“Esses números são importantíssimos para a realidade de Dourados que, se atingidos, teremos em pouco tempo, uma queda drástica no número de internações gerais por dengue, principalmente em UTI, que teria mais leitos liberados para que possamos atender outros pacientes”, explica o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena.

De acordo com Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização, o trabalho desenvolvido durante a fase crítica da pandemia da covid-19 mostrou a capacidade do setor em planejar esse tipo de ação. “Já temos 90 mil doses e receberemos outras 70 mil até o fim do mês, quantidade suficiente para aplicarmos a primeira dose até o fim de março. Vamos ter a oferta das vacinas na área urbana, nas unidades dos distritos e ainda nas reservas indígenas. Paralelamente a isso, vamos montar estratégias direcionadas com unidades móveis visitando empresas, o comércio e buscar levar a Qdenga ao maior número de pessoas possível nos dois ou três primeiros meses”, conclui.

Relembre a morte do adolescente Júlio Cesar

O adolescente Júlio César Arthur da Costa Escobar, de 15 anos, que jogava em uma das categorias de base do clube de futebol Ubiratan, morreu na madrugada de 13 de fevereiro de 2023, no HV (Hospital da Vida) com quadro de Dengue hemorrágica.

Ele estava internado na unidade desde o dia 10 daquele mês, após ter feito um exame na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde foi diagnosticado com a doença.

À época, Júlio Cesar se preparava para uma viagem ao Rio de Janeiro, onde havia sido aprovado para um ‘peneira’ de testes no Fluminense.

Veja também
plugins premium WordPress