Bioceânica: Porto Murtinho promove inclusão produtiva com projetos inovadores

A inclusão produtiva é um dos pilares do programa de desenvolvimento que está sendo implementado em Porto Murtinho, cidade no extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul que se prepara para ser um estratégico hub logístico com a implantação da Rota Bioceânica, a partir da fronteira com o Paraguai. Paralelamente aos investimentos de infraestrutura, a prefeitura envolve a população em projetos de acesso ao emprego, pequenos negócios e qualificação.

Porto Murtinho vem inovando com ações que estão transformando a vida das pessoas em uma região onde não havia perspectiva de crescimento até 2021, quando o produtor rural Nelson Cintra reassumiu a prefeitura, em seu terceiro mandato. Premiado pelo Sebrae em gestões anteriores, Cintra lançou vários projetos voltados ao mercado de trabalho e fomento ao empreendedorismo, dando oportunidades para as pessoas crescerem com a cidade.

Um dos eixos de promoção do crescimento econômico sustentável e de proteção social é o projeto “Orgulho de Viver Aqui”, onde a prefeitura suspendeu os contratos de limpeza pública e contratou pequenos empresários locais para executar o serviço, que é setorizado por bairros. O município reduziu em mais de 60% os custos e cada MEI contratado recebe um valor de até R$ 5 mil mensais, com a obrigação de empregar um ajudante por um salário mínimo.

Vetor de mudanças

“Nossa cidade está ficando muito bonito, ruas e calçadas limpas, dando orgulho aos murtinhense”, afirma o prefeito Nelson Cintra. Além de reduzir as despesas, a prefeitura estimulou a regularização dos pequenos negócios locais, em cujo setor havia alta inadimplência. A seleção das equipes foi por edital e os pequenos empresários receberam qualificação no manuseio dos equipamentos manuais fornecidos pelo município.

O MEI Lenir Froes, 38, hoje se orgulha de ter seu próprio negócio. “Meu ganho mais que dobrou, tiro R$ 2,5 mil livre na limpeza e ainda sobra tempo para trabalhar de frentista num posto de combustível”, conta ele, responsável pela manutenção do bairro Nossa Senhora Aparecida, onde mora. Seu ajudante, o paraguaio Oscar Jacinto, 45, fazia bicos e está feliz com o salário fixo. “Melhorou muito, tinha mês que não ganhava nada”, relata.

Também se destaca entre as ações voltadas ao bem-estar social o projeto Prosperar, implantado em 2022 como vetor de mudança e um agente ativo para o desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário. Por meio dele, o município qualifica e encaminha as mulheres em situação vulnerável ao mercado de trabalho, além de garantir auxílio financeiro e mais uma cesta de alimentos. Atualmente, 20 mulheres ocupam tarefas em repartições públicas.

Inclusão e qualificação

De acordo com Nelson Cintra, o Prosperar “é o símbolo daquilo pela qual lutamos: promover meios para uma melhor qualidade de vida. Além do suporte assistencial às nossas famílias, projetos como esse contribuem para alçar lugares maiores e fortalecer valores, estimulando a autonomia e a autoestima”. E completa: “Quando profissionalizamos a mão de obra da nossa comunidade, permitimos que esta renda gire no município com qualidade de vida”.

Com o apoio do Sebrae, Governo do Estado, Câmara de Vereadores e outros parceiros o município vem fomentando o desenvolvimento, identificando oportunidades e preparando a mão-de-obra local para o promissor mercado de trabalho, que se projeta com a concretização da Rota Bioceânica em dois anos. As ações reorganizam, fortalecem e incentivam também o setor de serviços. O prefeito Nelson Cintra reestruturou a Sala do Empreendedor e estimulou a formalização dos pequenos negócios, com 1.149 atendimentos somente em 2023.

A parceria do município com o Sebrae por meio do Cidade Empreendedora gerou, no ano passado, 48 cursos de qualificação profissional e oficinas e eventos direcionadas à gestão dos negócios e às oportunidades de empreender em uma Porto Murtinho agora denominada Novo Portal do Panamá. “Junto com as obras de infraestrutura, reorganizando uma cidade abandonada por outras gestões, estamos preparando a nossa gente para o novo ciclo de desenvolvimento”, realça Nelson Cintra.

Veja também
plugins premium WordPress