Escola cívico-militar de Porto Murtinho é exemplo da educação compartilhada

Implantado em 2021 pelo prefeito Nelson Cintra, a gestão da educação compartilhada entre educadores e militares vem fazendo a diferença no ensino fundamental público na cidade fronteiriça de Poto Murtinho, onde a administração municipal assumiu o programa federal e vai mantê-lo, com o apoio do Governo do Estado e da Polícia Militar. Em julho deste ano o presidente Lula anunciou a extinção do programa de fomento às escolas cívico-militar.

A formatura da terceira turma do 9º ano em 2023, realizada solenemente na Praça de Eventos com a presença das autoridades e as famílias e amigos dos alunos, foi um momento de reafirmação do compromisso do município de continuar o modelo educacional, onde o Estado garante o apoio técnico e a Polícia Militar atua com a participação de quatro monitores militares. O programa é desenvolvido na Escola Municipal Cláudio de Oliveira, que conta com 480 alunos.

O prefeito Nelson Cintra anunciou que manterá a reforma e ampliação da escola, mesmo com o Ministério da Educação negando repasses assegurados anteriormente, estimando um custo final de R$ 3 milhões, incluindo o novo mobiliário. O município já investiu mais de R$ 1 milhão na reforma do prédio, construção de cozinha, refeitório e da quadra de esportes coberta. “Vamos entregar a nova escola até março do próximo ano com os nossos recursos próprios”, garantiu.

Verdadeiros cidadãos

Uma pesquisa apontou que mais de 90% dos entrevistados, entre professores, servidores, alunos e pais, aprovaram o novo modelo de ensino, e a felicidade e orgulho dos familiares durante a formatura da nova turma demonstraram o quanto o programa mudou o comportamento dos alunos e a melhoria da qualidade da educação. Foi uma noite de muitas emoções, com homenagens para professores e funcionários da escola.

“O modelo que implantamos está cumprindo seu papel, a partir do momento que o Estado fica mais presente, não só pelo braço da educação, mas pelo da segurança”, afirmou o prefeito. “A escola cívico-militar foi um dos primeiros pedidos que fizemos ao (ex-governador) Reinaldo Azambuja e hoje vejo esses jovens fazendo a grande diferença na sociedade, com um futuro brilhante pela frente, direcionados para uma vida de sucesso”, complementou.

Madrinha da escola, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Maria Lucia Ribeiro, destacou a dedicação dos professores e dos militares monitores, acentuando que os fundamentos e ensinamentos de amor aos símbolos da pátria, a disciplina e o respeito aos pais e às leis farão a grande diferença na sociedade murtinhense. “Com certeza, os alunos da escola cívico-militar darão exemplos para outros jovens e assim formaremos verdadeiros cidadãos”, disse.

Projetos sociais

Além da formação educacional e cívica, os alunos da Escola Cláudio de Oliveira participam de vários projetos desenvolvidos pela prefeitura, como o de fanfarra, atendimento psicossocial, educação para a cidadania e empreendedorismo, com atendimento ainda às famílias em casos disciplinares e de vulnerabilidade. “O programa agrega valores de cidadania, patriotismo, princípios éticos e morais”, explicou a secretária de Educação, Rita e Cássia Padilha.

A cerimônia de formatura dos 80 alunos da terceira turma da escola cívico-militar contou com a presença do coronel Alexandre Rosa Ferreira, da Diretoria-Geral de Polícia Comunitária da PM, que elogiou o empenho do prefeito Nelson Cintra na manutenção e ampliação do programa hoje desenvolvido em apenas cinco cidades do Estado. Presentes também os vereadores Professor Jayme, Rodrigo Fróes e Sonia Ferreira e secretários municipais.

Veja também
plugins premium WordPress