Indígenas exigem solução para o problema da falta de água nas aldeias de Dourados

Indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó fazem desde o início da manhã desta quinta-feira (11/1), bloqueio na rodovia entre Dourados e Itaporã, na região do Monte Carlo e também na ponte da Missão Caiuás, em Dourados. Eles exigem das autoridades competentes a solução para o problema da falta de água que afeta as famílias há anos.

O vice-cacique da Jaguapiru, Yvan Cleber, destacou em entrevista à reportagem que há “descaso por parte dos órgãos que não resolvem o problema”.

“O problema da falta de água na aldeia já dura anos, e ninguém faz nada. Já fomos atrás da Sanesul, da prefeitura de Dourados, do MPF (Ministério Público Federal), da Coordenadoria Indígena do Governo do Estado e da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), e a resposta é sempre que há um projeto a longo prazo, mas isso nunca sai do papel”, disse o vice-líder da aldeia.

O líder também ressaltou que o protesto de hoje foi uma iniciativa da comunidade indígena que, na versão dele, “não aguenta mais viver assim, há idosos, pessoas com deficiência que sofrem ainda mais com essa falta de água. Todos os dias precisamos buscar água em lagos, nas poucas nascentes que ainda existem nas aldeias, pegar com vizinhos, e isso é desgastante demais para o nosso povo”, pontuou.

Vale destacar que apenas alguns veículos são liberados para passar e não há previsão de término do protesto.

A reportagem entrou em contato com um dos diretos da Sanesul, mas até o fechamento deste texto, não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Veja também
plugins premium WordPress