Plano de investimento prevê universalização do esgoto ao fim de novas obras em Aral Moreira

Um dos grandes desafios da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), por determinação do governador Reinaldo Azambuja, é universalizar o acesso aos serviços básicos de saneamento, incluindo coleta e tratamento do esgoto doméstico.

Com o fornecimento de água tratada em todos os lares, a meta agora da companhia é atingir a universalização do esgotamento sanitário nas 68 cidades onde mantém a concessão dos serviços públicos.

A ordem do chefe do Executivo é que a empresa cumpra o cronograma de entrega de obras, além de autorizar novos investimentos visando se antecipar ao novo marco legal do saneamento.

O plano de investimento da Sanesul na cidade de Aral Moreira, por exemplo, prevê a universalização do sistema de esgoto ao fim de novas obras autorizadas esta semana.

Assinada no último dia 9 pela diretora-presidente da Sanesul, Marta Rocha, e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente da empresa, Helianey Paulo da Silva, ordem de serviço de mais de R$ 6,5 milhões prevê ampliação da área de cobertura do esgotamento sanitário de 22,88% para 45% ao fim de 2022 e para 98% até o fim de 2023, o que significa um salto importante rumo à universalização.

A cidade fronteiriça chega aos 46 anos de emancipação nesta sexta-feira (13), e ganha de presente importantes obras de ampliação do sistema de esgoto doméstico.

Como parte do programa ‘Avançar Cidades’, os investimentos totalizam R$ 6.574.250,00 com recursos do FGTS e contrapartida da estatal.

Pelo contrato assinado, as obras em Aral Moreira preveem implantação de 27.109,17 metros de rede coletora de esgoto, 1.239 ligações domiciliares e estação elevatória de esgoto bruto, com prazo de execução de 18 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço.

Segundo Marta Rocha, são obras fundamentais executadas com recursos próprios da companhia e também por meio de parcerias institucionais com órgãos federais visando levar melhor qualidade de vida para a população.

Veja também