Web aula sobre vigilância de arboviroses atualiza servidores de 12 municípios de MS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), por meio da plataforma Telessaúde, realiza nesta terça-feira (31), às 14h30, a web aula sobre o ‘Fluxo de Vigilância das Arboviroses’. O evento é destinado a profissionais de saúde de 12 municípios que registram incidência da dengue.

Segundo a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, a realização da web ocorre para fazer a atualização aos municípios quanto o fluxo de vigilância das arboviroses. “Nosso objetivo é saber como estes municípios estão se comportando em relação às incidências da dengue, por exemplo. Por isso, a realização desta web com estes municípios”.

Durante a web ainda será apresentado aos municípios, questões sobre o manejo laboratorial, além de ações assertivas de Controle de Vetores das Arboviroses que são a dengue, Zika, chikungunya. “Objetivo desta web aula é estar mais próximo dos municípios”, ressalta Klener.

Podem participar profissionais das seguintes áreas: Vigilância Epidemiológica, da Atenção Primária de Saúde e do Controle de Vetores dos municípios de Bodoquena, Bonito, Caracol, Jaraguari, Miranda, Batayporã, Rio Negro, Guia Lopes da Laguna, Antônio João, Água Clara, Maracaju e Jardim.

A web aula será ministrada pela gerente Técnica das Doenças Endêmicas da SES, a enfermeira Jéssica Klener; pela Área Técnica das Doenças Endêmicas, enfermeira Bianca Modafari; consultora Opas, enfermeira Lúcia Catarina; e pelo coodenador estadual de Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio.

Arboviroses

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a febre do chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua, acondicionar pneus em locais cobertos, remover galhos e folhas de calhas, não deixar água acumulada sobre a laje, encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana, colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas, fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais, manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, tampar ralos, catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

A Secretaria de Estado de Saúde realiza periodicamente a capacitação de profissionais dos 79 municípios seja na parte epidemiológica quanto na parte de vetores do Governo do Estado.

Veja também
plugins premium WordPress