Baixa temporada em Jardim tem combo de um dia no Buraco das Araras e Ecopark

Integrando a mata densa e as formações rochosas da Serra da Bodoquena, no Cerrado de Mato Grosso do Sul, a cidade de Jardim (225 km de Campo Grande, pela BR-060) é um dos destinos de ecoturismo preferido pelos sul-mato-grossenses e visitantes de outras regiões do país e do exterior. Seus encantos são as águas cristalinas do Rio da Prata e a maior dolina da América do Sul, que fica no atrativo Buraco das Araras, lugar de maior concentração da ave.

Jardim é uma pacata cidade a sudoeste do Estado, distante apenas 69 km (MS-382) de Bonito, a Capital do Ecoturismo do Brasil. Conexão perfeita para um passeio de múltiplas experiências. Os dois destinos fazem parte da Rota Bonito Serra da Bodoquena, da qual inclui Bodoquena, também polo de ecoturismo situado mais na borda do Pantanal. A rota tem a gestão da associação Bonito Convention & Visitors Bureau, com forte ação de promoção e marketing.

Agora é baixa temporada em Jardim e uma das melhores opções é o combo que oferece dois passeios (o Balneário Jardim Ecopark e o Buraco das Araras) em apenas um dia. Ambos ficam distantes 30 km da cidade (nas extremidades da BR-267) e proporcionam momentos inesquecíveis para todas as idades. As reservas podem ser feitas via agências de turismo localizadas nos três municípios que compõem a Rota Bonito Serra da Bodoquena.

Natureza intocada

O Buraco das Araras está situada numa área de 100 hectares, das quais 29 hectares foram destinados a uma unidade de conservação (UC). Em 2023 ganhou o Prêmio Nacional Braztoa na categoria experiências sustentáveis, pelo seu comprometimento com o meio ambiente e fomento ao desenvolvimento do turismo de baixo impacto, sem destruir os recursos naturais e ainda gerando renda na comunidade, que é envolvida em projetos socioambientais.

Visitar esse lugar é uma sensação indescritível pelas belezas da natureza intocada que saltam aos olhos. A dolina compreende 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, com duas amplas plataformas de onde se avista o fenômeno geológico e o revoar das aves (são mais de 160 espécies), com destaque para a arara-vermelha, predominante no ambiente. O vermelho não está apenas em suas asas, mas no arenito que forma a depressão.

Banho no Prata

Para chegar a esse ambiente fantástico e suas paisagens multicoloridas, faz-se uma caminhada leve por uma trilha de 970 metros, a partir do receptivo, com acessibilidade para todas as idades. A observação de aves na UC também é uma atividade preferida pelo visitante pela variedade de aves, se tornando um dos grandes hotspots no Mato Grosso do Sul. E mais: tem a maior concentração de araras-vermelhas no período reprodutivo: são cerca de 120 indivíduos.

O Balneário Jardim Ecopark é limitado pelo Rio da Prata, um dos mais transparentes da região, e na baixa temporada abre de quarta-feira e domingo. Sistema day use, conta com toda estrutura para passar um dia relaxante e divertido, com opções de banho de rio ao lado de piraputangas, redário, espaço kid, quiosques, restaurante, quadras de esportes e slackline. As atividades dos dois atrativos têm sistema de gestão de segurança e monitores e guias bilingues.

Veja também
plugins premium WordPress