Trade e prefeitura de Bonito contribuem com estudos para melhorar a logística aérea

Facilidade de chegada a Bonito e menor custo da passagem aérea foram algumas demandas apresentadas pela prefeitura e o trade turístico do destino aos técnicos dos governos federal e estadual, que estiveram na cidade com o propósito de fazer um levantamento da atual estrutura do aeroporto local. O objetivo é projetar sua melhoria operacional e expansão para os próximos 20 anos, com base no fluxo turístico e no crescimento econômico da região.

Os estudos a cargo da estatal Infra SA, do Ministério dos Transportes, foram encomendados pelo Governo do Estado, que tem um plano aeroviário de cerca de R$ 250 milhões para desenvolver a infraestrutura aeroportuária em 20 aeroportos, dentre os quais o de Bonito. Investimentos do Estado no aeroporto local, nos últimos anos, hoje permitem operação de grandes aeronaves e está em execução a troca da cobertura do terminal de passageiros.

“Trata-se de uma iniciativa muito importante. Temos dados concretos para justificar esse olhar mais agudo do governo para Bonito, que precisa de aprimoramento e ampliação dos espaços em seu aeroporto para chegada de novos voos, mais conexões e novas origens e aumentar o público que chega pelo aéreo”, disse Marco Antônio Tiago, diretor do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), presente à reunião realizada na sala do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Crescer com bases sólidas

Ao destacar a política do governo estadual de melhorar a infraestrutura aeroportuária em benefício principalmente do turismo, a secretária municipal de Turismo, Juliane Salvadori, fez uma apresentação do que representa hoje o setor, considerado melhor destino de ecoturismo do Brasil e uma atividade reconhecida internacionalmente e consolidada. Falou também da perspectiva de crescimento nos próximos dois anos com a abertura da Rota Bioceânica (Brasil-Chile).

“Estamos encerrando 2023 como o melhor ano na história do turismo de Bonito, resultado da nossa organização e uma cadeia muito bem estruturada, onde o voucher único e a sustentabilidade são pilares desse sucesso do destino”, disse a secretária. Ela acentuou que a região tem ainda muito a crescer em bases sólidas, citando o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em processo de abertura para visitação; a pavimentação da Estrada do 21 (MS-345), que vai reduzir a distância com Campo Grande e fomentar a pesca esportiva; e a proximidade com o Pantanal.

Os empresários presentes ao encontro, representando as organizações que compõem o trade, argumentaram que existe oferta e procura para alimentar a melhoria da logística aérea não apenas com o turismo, mas pela posição estratégica de Bonito, que pode se tornar um hub também de negócios envolvendo toda a região. “O voo direto da Gol com Congonhas foi uma grande conquista, melhoramos muito a nossa logística”, disse Juliane Salvadori.

Dinâmica da logística

O superintendente de Projetos Especiais e Aeroportuários da Infra, Cícero de Melo Filho, explicou que a visita à região com sua equipe visa entender a dinâmica da logística local para os estudos de demandas de médio e longo prazos. A vistoria da Infra nos aeroportos incluídos no plano de investimento do Governo do Estado é acompanhada por engenheiros da Superintendência Logística da secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog).

Presentes à reunião: Juliane Salvadori, secretária municipal de Turismo; Marco Antônio Tiago e Telmo Meneguzzi, diretores do Bonito CVB; Gabriel Calderon, presidente do Comtur; Sylvio Trujillo, da Abrasel; Hallen Jansen, pela associação dos Transportes; Luís Henrique Soares, da Atratur; Luiz Thiago Borges, representante a associação das agências de turismo; Rauthemar Duarte, da Associação dos Guias de Turismo; e Elias de Oliveira, diretor de Turismo de Bonito.

Veja também
plugins premium WordPress